Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/56312
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | ¡Nuestro sueño de Quijote!: o blog como diário de leitura em língua espanhola e em língua portuguesa |
Autor(es): | Herminia Maria Martins Lima Silveira Karlla Andrea Leal Cruz |
Resumen: | O projeto transdisciplinar “Letramento Literário em Língua Portuguesa e em Língua Estrangeira: uma proposta de formação de leitor literário para o 2º Ciclo de Formação Humana” realizado com alunos do sexto ano escolar do Centro Pedagógico da UFMG teve como objetivo proporcionar o desenvolvimento de práticas de letramento literário no ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola que assegurassem a vivência de experiências pessoais e coletivas de diferentes modos de leituras literárias. Para tanto, ações desse projeto foram desenvolvidas a partir da leitura das obras: “O cavaleiro dos sonhos: as aventuras e desventuras de Dom Quixote de la Mancha”, de Ana Maria Machado e ilustrações de Candido Portinari (em língua portuguesa), “Don Quijote”, em quadrinhos, produzido pela Consejería de Educación de Andalucía para o ensino fundamental e “Don Quijote de la Mancha”, readaptação grupal difundida pela editora Weeble em creative commons (em língua espanhola). Considera-se aqui que a leitura do texto literário se dá num movimento dialógico e intertextual já que, “por meio da experiência com a literatura obtemos palavras para dizer o mundo e um mundo a ser vivido” (COSSON, 2014). Nessa perspectiva, a interação online por meio da plataforma blogger, num movimento polifônico, polissêmico, de encontros de vozes e de efeitos de sentido, foi ganhando vigor à medida que os estudantes iam tecendo comentários relativos às suas experiências de leitura, às suas sensações e impressões em relação às obras lidas. Nesse contexto, para além da leitura como um ato escolar obrigatório, foi possível constatar o engajamento dos estudantes na realização das diferentes atividades propostas, dentre elas, a leitura das obras selecionadas e a participação ativa enquanto coautores do blog (https://nossosonhodequixote.blogspot.com/). Frente ao exposto, pode-se concluir que este trabalho apresentou-se relevante na medida em que proporcionou aos estudantes um movimento de (re)construção e de transformação das suas relações com o mundo, oportunizando novas representações sobre leitura, sobre texto literário e sobre o papel de autores assumido por eles nos registros de suas vivências durante o projeto. |
Asunto: | Língua portuguesa Língua espanhola Leitura (Ensino fundamental) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56312 |
Fecha del documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.cp.ufmg.br/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
nuestro sueño de quijote_o blog como diário de leitura em língua espanhola e em língua portuguesa.pdf | 369.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.