Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56330
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Development of higher education by the Spearman matrix: a study in Brazil, Canada and China
Título(s) alternativo(s): Desenvolvimento de educação superior pela matriz de Spearman: um estudo no Brasil, Canadá e China
Autor(es): Danilo de Melo Costa
Francisco Vidal Barbosa
Daniela Vecchia Costa
Iris Barbosa Goulart
Resumo: In an increasingly challenging world, nations need to follow the development and performance of their peers. This initiative is important for a country to improve its results having as reference good practices already adopted by other countries. From there, this research aims to analyze the behavior of twelve indicators that affect the development of higher education, with reference to Brazil, Canada and China. Once selected, an analysis of correlations of the indicators was performed, in order to understand those who have the greatest influence in each other through a Spearman correlation matrix and a perceptual map generated by Principal Component Analysis. The analysis of the Spearman matrix and the perceptual maps ratified the direct relationship between investment in higher education and its expansion. It also noticed the influence of the third degree in the country economy. Finally, it was possible to observe that the correct monitoring of these indicators can demonstrate an important relationship of influences that, if well analyzed, can lead the country to the desired development.
Abstract: Em um mundo cada vez mais competitivo, as nações precisam acompanhar o desenvolvimento e o desempenho de seus pares. Esta iniciativa é importante para que um país melhore seus resultados tendo como referência boas práticas já adotadas por outros países. A partir daí, esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento de doze indicadores que afetam o desenvolvimento da educação superior, tendo como referência o Brasil, Canadá e China. Uma vez selecionados, foi realizada uma análise das correlações dos indicadores, para entender aqueles que têm a maior influência entre si através de uma matriz de correlação de Spearman e um mapa perceptual gerado pela Análise de Componentes Principais. A análise da matriz de Spearman e os mapas perceptivos ratificaram a relação direta entre investimento no ensino superior e sua expansão. Também se notou a influência do terceiro grau na economia do país. Finalmente, foi possível observar que o monitoramento correto desses indicadores pode demonstrar uma importante relação de influências que, se bem analisadas, podem levar o país ao tão almejado desenvolvimento.
Assunto: Ensino superior - Brasil
Ensino superior - Canadá
Ensino superior - China
Análise de componentes principais
Correlação (Estatística)
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56330
Data do documento: 2-Nov-2019
metadata.dc.url.externa: http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/5567
metadata.dc.relation.ispartof: Revista PRETEXTO
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Development of higher education by the Spearman matrix a study in Brazil, Canada and China.pdf457.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.