Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDanilo de Melo Costapt_BR
dc.creatorFrancisco Vidal Barbosapt_BR
dc.creatorDaniela Vecchia Costapt_BR
dc.creatorIris Barbosa Goulartpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T22:45:09Z-
dc.date.available2023-07-14T22:45:09Z-
dc.date.issued2019-11-02-
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage36pt_BR
dc.citation.epage54pt_BR
dc.identifier.issn1984-6983pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56330-
dc.description.abstractEm um mundo cada vez mais competitivo, as nações precisam acompanhar o desenvolvimento e o desempenho de seus pares. Esta iniciativa é importante para que um país melhore seus resultados tendo como referência boas práticas já adotadas por outros países. A partir daí, esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento de doze indicadores que afetam o desenvolvimento da educação superior, tendo como referência o Brasil, Canadá e China. Uma vez selecionados, foi realizada uma análise das correlações dos indicadores, para entender aqueles que têm a maior influência entre si através de uma matriz de correlação de Spearman e um mapa perceptual gerado pela Análise de Componentes Principais. A análise da matriz de Spearman e os mapas perceptivos ratificaram a relação direta entre investimento no ensino superior e sua expansão. Também se notou a influência do terceiro grau na economia do país. Finalmente, foi possível observar que o monitoramento correto desses indicadores pode demonstrar uma importante relação de influências que, se bem analisadas, podem levar o país ao tão almejado desenvolvimento.pt_BR
dc.description.resumoIn an increasingly challenging world, nations need to follow the development and performance of their peers. This initiative is important for a country to improve its results having as reference good practices already adopted by other countries. From there, this research aims to analyze the behavior of twelve indicators that affect the development of higher education, with reference to Brazil, Canada and China. Once selected, an analysis of correlations of the indicators was performed, in order to understand those who have the greatest influence in each other through a Spearman correlation matrix and a perceptual map generated by Principal Component Analysis. The analysis of the Spearman matrix and the perceptual maps ratified the direct relationship between investment in higher education and its expansion. It also noticed the influence of the third degree in the country economy. Finally, it was possible to observe that the correct monitoring of these indicators can demonstrate an important relationship of influences that, if well analyzed, can lead the country to the desired development.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista PRETEXTOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectPrincipal component analysispt_BR
dc.subjectCross-compare studypt_BR
dc.subjectSpearman matrixpt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Canadápt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Chinapt_BR
dc.subject.otherAnálise de componentes principaispt_BR
dc.subject.otherCorrelação (Estatística)pt_BR
dc.titleDevelopment of higher education by the Spearman matrix: a study in Brazil, Canada and Chinapt_BR
dc.title.alternativeDesenvolvimento de educação superior pela matriz de Spearman: um estudo no Brasil, Canadá e Chinapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/5567pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3001-0352pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4843-0125pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.