Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56344
Tipo: Artigo de Evento
Título: Juntando palavras e multiplicando ideias: uma prática com hipercontos
Autor(es): Herminia Maria Martins Lima Silveira
Roselene Alves Amâncio
Letícia Guedes Guimarães
Resumen: A realização do GTD “Juntando palavras e multiplicando ideias” no primeiro semestre de 2018 com um pequeno grupo de alunos do sexto ano escolar do Centro Pedagógico da UFMG teve o intuito de desenvolver várias habilidades de dois diferentes campos do saber: matemática e língua portuguesa. Os encontros eram organizados a partir de jogos matemáticos e de interpretação de papeis em um enredo específico, proporcionando aos estudantes: o contato com determinados conteúdos por meio do lúdico, a análise da situação problema para o desenvolvimento de estratégias de participação nos jogos, a leitura e interpretação das regras de cada jogo, o entendimento da dinâmica da relação com o outro (colegas), e, ainda, a experimentação de diferentes emoções e os possíveis modos de lidar com elas. Essa experiência se mostrou profícua e, por conseguinte, instigou os estudantes a elaborar e a apresentar na FEBRAT a produção de uma narrativa no ambiente digital a partir do estudo do hiperconto “Um estudo em vermelho”, de Marcelo Spalding. Considera-se aqui que o fenômeno das tecnologias digitais produziu novas práticas sociais de comunicação e, portanto, este trabalho contribuiu e contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento de letramentos múltiplos ao proporcionar ações interdisciplinares capazes de propiciar o desenvolvimento do letramento digital e do letramento matemático, e de práticas colaborativas de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, foi possível verificar o interesse dos estudantes em participar da realização das atividades na medida em que eles iam se percebendo autores de textos em língua portuguesa e em matemática cuja abrangência estaria para além dos muros da escola.
Asunto: Ensino fundamental
Língua portuguesa
Matemática
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56344
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.cp.ufmg.br/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/
metadata.dc.relation.ispartof: Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Juntando palavras e multiplicando ideias_ uma prática com hipercontos.pdf299.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.