Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56344
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHerminia Maria Martins Lima Silveirapt_BR
dc.creatorRoselene Alves Amânciopt_BR
dc.creatorLetícia Guedes Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T23:24:18Z-
dc.date.available2023-07-14T23:24:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage354pt_BR
dc.citation.epage362pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869339pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56344-
dc.description.resumoA realização do GTD “Juntando palavras e multiplicando ideias” no primeiro semestre de 2018 com um pequeno grupo de alunos do sexto ano escolar do Centro Pedagógico da UFMG teve o intuito de desenvolver várias habilidades de dois diferentes campos do saber: matemática e língua portuguesa. Os encontros eram organizados a partir de jogos matemáticos e de interpretação de papeis em um enredo específico, proporcionando aos estudantes: o contato com determinados conteúdos por meio do lúdico, a análise da situação problema para o desenvolvimento de estratégias de participação nos jogos, a leitura e interpretação das regras de cada jogo, o entendimento da dinâmica da relação com o outro (colegas), e, ainda, a experimentação de diferentes emoções e os possíveis modos de lidar com elas. Essa experiência se mostrou profícua e, por conseguinte, instigou os estudantes a elaborar e a apresentar na FEBRAT a produção de uma narrativa no ambiente digital a partir do estudo do hiperconto “Um estudo em vermelho”, de Marcelo Spalding. Considera-se aqui que o fenômeno das tecnologias digitais produziu novas práticas sociais de comunicação e, portanto, este trabalho contribuiu e contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento de letramentos múltiplos ao proporcionar ações interdisciplinares capazes de propiciar o desenvolvimento do letramento digital e do letramento matemático, e de práticas colaborativas de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, foi possível verificar o interesse dos estudantes em participar da realização das atividades na medida em que eles iam se percebendo autores de textos em língua portuguesa e em matemática cuja abrangência estaria para além dos muros da escola.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectTeconologiaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectPráticas Interdisciplinarespt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesapt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.titleJuntando palavras e multiplicando ideias: uma prática com hipercontospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.cp.ufmg.br/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3140-7802pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9118-528Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3858-7786pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juntando palavras e multiplicando ideias_ uma prática com hipercontos.pdf299.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.