Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56439
Type: Artigo de Evento
Title: Modelo de predição de escolha de rotas baseado em traces de mobilidade veicular
Other Titles: Scaling prediction model based on vehicle mobility trails
Authors: Augusto César Souza Araujo Domingues
Letícia Pereira Pinto
Fabrício Aguiar Silva
Rosangela Helena Loschi
Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
Abstract: O estudo da mobilidade veicular e o seu impacto no desenvolvimento das cidades é um tópico importante de pesquisa, contribuindo para o cenário dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS). Neste trabalho, introduzimos um modelo logit multinomial (MNL) para predizer qual rota um usuário irá tomar dado um conjunto de rotas possíveis entre pontos de origem e destino e outras informações contextuais. Para isso, definimos e aplicamos uma abordagem estatística para entender como os veículos se comportam em um cenário urbano considerando os efeitos do tráfego. O modelo é aplicado em dois rastros reais de mobilidade veicular e os resultados mostram que ele é capaz de capturar as influências dos fatores existentes, obtendo predições superiores em comparação a dois baselines. Os resultados indicam que o modelo pode ser aplicado para o preenchimento de grandes lacunas espaciais, como por exemplo na geração dedados sintéticos porém realísticos de trajetórias para rastros de origem-destino.
Abstract: The study of vehicular mobility and its impact on the development of cities is an important research topic, contributing to the scenario of Intelligent Transport Systems (ITS). In this work, we introduce a multinomial logit model (MNL) to predict which route a user will take given a set of possible routes between origin and destination points and other contextual information. For this, we define and apply a statistical approach to understand how vehicles behave in an urban setting considering the effects of traffic. The model is applied to two real vehicle mobility tracks and the results show that it is able to capture the influences of existing factors, obtaining better predictions compared to two baselines. The results indicate that the model can be applied to fill in large spatial gaps, such as the generation of synthetic but realistic trajectory data for origin-destination tracks.
Subject: Estatística
Computação
Transporte urbano
Roteamento (Administração de redes de computadores)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5753/courb.2021.17109
URI: http://hdl.handle.net/1843/56439
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://sol.sbc.org.br/index.php/courb/article/view/17109
metadata.dc.relation.ispartof: Workshop de Computação Urbana
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