Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56572
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estágios em farmácia comunitária nos cursos de graduação em farmácia no Brasil
Título(s) alternativo(s): Community pharmacy internships in pharmacy undergraduate programs in Brazil
Autor(es): Aline Aparecida Foppa
Alessandra Rezende Mesquita
Simone da Araújo Medina Mendonça
Clarice Chemello
Resumo: Os cursos de Farmácia no Brasil estão em um processo de mudança curricular. A aprendizagem experiencial tem um papel essencial na construção do conhecimento, entretanto há uma escassez de estudos sobre o tema. Este estudo descreve os aspectos organizacionais e pedagógicos dos estágios em farmácia comunitária dos cursos de Farmácia do Brasil. Trata-se de um estudo observacional descritivo transversal sobre os estágios em farmácia comunitária, ofertados por cursos presenciais, com início anterior a 2015 (n=288). Os dados foram coletados de documentos e questionários autoaplicáveis enviados para coordenadores e/ou docentes responsáveis pelos estágios em farmácia comunitária. Os cursos de graduação em Farmácia que responderam (n=98) possuíam uma mediana de 2[1;3] estágios em farmácia comunitária, com carga horária total de 263,5 [146,5; 405] horas, realizados em maior proporção em farmácias comunitárias privadas (76,5%; n=75), seguido pelas farmácias comunitárias vinculadas ao Sistema Único de Saúde(53,1%; n=52) e farmácias universitárias(46,9%; n=45). Quanto aos aspectos pedagógicos, os docentes visitaram os locais de estágio com mediana de 5 [2;18,5] vezes/semestre e apenas 39% (n=25) dos cursos possuíam tanto disciplinas das “ciências sociais / comportamentais / administrativas de farmácia”, quanto das “ciências clínicas” como pré-requisito para o estágio em farmácia comunitária. O processo de ensino-aprendizagem mais utilizado foi “estudante observa o supervisor e depois executa com 100% de supervisão” e a ferramenta de avaliação mais empregada foram os relatórios orais/escritos (80,6%; n=79). O estudo revela importantes lacunas na organização dos estágios em farmácia comunitária, o que pode comprometer a formação para atuar nessa área profissional.
Abstract: The pharmacy undergraduate programs are in curriculum change process. The experiential learning has essential role in the construction of knowledge and there is the gap in the literature about studies of this nature. This study describes organizational and pedagogical aspects of community pharmacy internships in pharmacy undergraduate programs in Brazil. This is a cross-sectional descriptive observational study on community pharmacy internships required by face-to-face pharmacy programs inaugurated before 2015 (n=288). Data were collected from documents and self-administered questionnaires by coordinators and/or teachers in charge of community pharmacy internships. The pharmacy programs (n=98) required a median of 2 [1;3] community pharmacy internships, totalizing 263.5 [146.5;405] hours, completed either in private pharmacies (76.5%; n=75), SUS pharmacies (53.1%; n=52) or university pharmacies (46.9%; n=45). Regarding pedagogical aspects, teachers visit the internship sites with a median of 5 [2;18.5] times semiannually, and only 39% (n=25) of the pharmacy programs require courses on both “social/behavioral/administrative sciences” and “clinical sciences” as a prerequisite for community pharmacy internships. The teaching-learning process most commonly used is “student observes preceptor and practices with supervision” and the assessment tool mostly used are oral/written reports (80.6%; n=79). The results reveal important organizational gaps in the internships required by pharmacy programs in Brazil, which may affect future professionals intending to work in community pharmacies.
Assunto: Farmácia - Estudo e ensino
Educação em farmácia
Universidades e faculdades - Brasil - Currículos
Residências em farmácia
Serviços comunitários de farmácia
Farmacêuticos
Formação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.054501
URI: http://hdl.handle.net/1843/56572
Data do documento: 1-Jul-2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/6145
metadata.dc.relation.ispartof: Scientia Plena
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágios em farmácia comunitária nos cursos de graduação em farmácia no Brasil.pdf365.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.