Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Frederico Cesar Mafra Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4271090306897767pt_BR
dc.contributor.referee1Benildes Coura Moreira dos Santos Maculanpt_BR
dc.contributor.referee2Waldiane de Ávila Fialhopt_BR
dc.contributor.referee3Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.creatorBruna Xavier de Olivieirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062632036710239pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T18:16:26Z-
dc.date.available2023-07-18T18:16:26Z-
dc.date.issued2023-02-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56601-
dc.description.resumoObjetivo: Analisar como empresas brasileiras estão transformando digitalmente seus negócios, a partir da habilitação da informação e da tecnologia em seus processos de gestão, modelos de negócio e estratégias. Método e materiais: Pesquisa do tipo qualitativa descritiva, conduzida pelo método de entrevistas individuais em profundidade, a partir da aplicação de roteiros semiestruturados. A análise das entrevistas foi apresentada no formato de estudo de caso, método alinhado à abordagem qualitativa de ‘saturação das falas’. Fundamentado nesses procedimentos metodológicos, o trabalho foi conduzido por um protocolo constituído por três fases. Na primeira fase foram identificados os conceitos e teorias relevantes para a TD e foi desenvolvido um modelo teórico analítico inicial. Na segunda fase foram elaborados e aplicados os roteiros da primeira rodada de entrevistas e o modelo teórico analítico foi revisto a partir dos resultados da análise das entrevistas. A terceira e última fase contemplou a elaboração e aplicação do roteiro da segunda rodada de entrevistas e foi feita a proposta final do modelo teórico analítico, também a partir das análises da segunda rodada de entrevistas Principais resultados: Identificação dos principais domínios de estratégia inerentes à Transformação Digital (TD) e suas características, que possibilitaram a estruturação e a proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da TD em organizações. Também foram identificados os desafios para a introdução da TD nas empresas brasileiras, as principais mudanças ocorridas nas empresas após a implementação da TD e como as empresas identificaram as informações valiosas para seus contextos e o conhecimento gerado a partir das mesmas. Conclusão: A TD pode ser implementada e analisada a partir de dez domínios estratégicos - ‘Proposta de Valor’, ‘Clientes’, ‘Dados’, ‘Inovação’, ‘Processos Ágeis’, ‘Competências’, ‘Cultura Organizacional’, ‘Agilidade Organizacional’, ‘Cooperação’ e ‘Liderança’. Nas empressas brasileiras, a atuação principal da TD está na digitalização dos processos e ainda carecendo de maior integração entre os domínios identificados. Principais contribuições para a Academia: Ampliar as pesquisas investigativas e analíticas sobre o tema da Transformação Digital para o campo interdisciplinar e multidisciplinar da Ciência da Informação, Administração e Computação, e consequente geração de novos conhecimentos para tais campos. Principais contribuições para gestores e organizações: Mostrar o panorama do que vem sendo efetivamente feito nas organizações brasileiras e propor uma estrutura não só teórica, mas aplicada, permitindo a implementação e análise da TD, e sua consequente geração de valor para os diversos tipos e níveis de usuários, além do próprio negócio. Relevância e impacto para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social: Estruturar informações e dar visibilidade para conhecimentos pulverizados na literatura e propor e aplicar um protocolo de pesquisa que permitiu que o trabalho avançasse de um modelo inicial a um modelo final bem estruturado e embasado. Mostrar o impacto que a TD tem sobre os sujeitos que utilizam os serviços e produtos oferecidos pelas empresas Originalidade do trabalho: Proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da Transformação Digital (TD) em organizações, com base no 'estado da arte' do tema (literatura nacional e internacional de 2017 a 2021), composto por dez domínios de estratégia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectModelo teórico aplicadopt_BR
dc.subjectTransformação digital no Brasilpt_BR
dc.subjectDominios da transformação digitalpt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherEmpresas brasileiraspt_BR
dc.subject.otherTecnologia digitalpt_BR
dc.titleDomínios para implementação da transformação digital: proposição de um modelo teórico-aplicado à realidade brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5131-3280pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Final - Bruna Xavier de Oliveira.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons