Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56733
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Brincadeira ou violência? Análise da prática do bullying entre estudantes de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Play or violence? Analysis of the practice of bullying among students of Belo Horizonte
Autor(es): Lauriza Maria Nunes Pinto
Cláudio Júnio Patrício
Maicom Marques de Paula
Márcia Andréia Nogueira Magalhães
Júnio de Araújo Alves
Elza Machado de Melo
Resumen: Introdução: o bullying é um comportamento violento, sem motivação aparente, repetitivo, intencional e caracterizado pelo desequilíbrio de poder entre os envolvidos. Objetivo: analisar os aspectos relacionados à prática do bullying entre estudantes de escolas públicas e privadas em Belo Horizonte. Método: os dados para esta análise foram extraídos de pesquisa realizada entre 2013 e 2014 pelo Núcleo de Promoção de Saúde e Paz/DMPS/FM/UFMG, na qual foram respondidos 1.217 questionários semiestruturados. Resultados: a principal forma da prática do bullying é colocar apelido e/ ou expor ao ridículo. Na maioria das vezes, a prática é realizada por um grupo de meninos. Conclusão: o bullying é um fenômeno contextual sociocultural que está relacionado à complexa rede de interação entre os indivíduos, famílias e escolas e requer intervenções no próprio local, em práticas de prevenção pautadas na participação dos próprios adolescentes.
Abstract: Introduction: bullying is a violent behavior, without apparent motivation, repetitive, intentional and characterized by imbalance of power among those involved. Objective: to analyze the aspects related to the practice of bullying among public and private school students in Belo Horizonte. Method: The data for this analysis were extracted from the research conducted between 2013 and 2014 by the Health and Peace Promotion Center / DMPS / FM / UFMG, in which 1217 semi-structured questionnaires were answered. Results: the main form of bullying practice is to put surname and / or exposure to ridicule; the most cases the practice is carried out by a group of boys. Conclusion: It is concluded that bullying is a contextual socio-cultural phenomenon that is related to a complex network of interaction between individuals, families and schools and requires interventions in the locality, with the participation of adolescents themselves.
Asunto: Adolescente
Bullying
Violência
Instituições acadêmicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56733
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2128
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Brincadeira ou violência_ Análise da prática do bullying entre estudantes de Belo Horizonte.pdf144.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.