Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56734
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Encontros e diálogos na escola: promoção da saúde e prevenção da violência entre adolescentes
Título(s) alternativo(s): Meetings and dialogues at school: health promotion and prevention of violence among adolescents
Autor(es): Kléber Rangel Silva
Nivea Soares da Silva
Daniela de Almeida Ochoa Cruz
Janete Dos Reis Coimbra
Tammy Angelina Mendonça Claret
Elza Machado de Melo
Resumo: Introdução: partindo da tese habermasiana da colonização do mundo da vida pelo sistema, compreende-se o fenômeno da violência como a expressão de sua função mediadora das relações sociais em substituição ao reconhecimento intersubjetivo mediado linguisticamente. Objetivo: compreender reflexivamente os sentidos atribuídos à violência por um grupo de adolescentes de uma escola pública de Belo Horizonte- MG, na perspectiva da promoção da saúde e à luz da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Métodos: foram selecionados 12 adolescentes (10 do sexo feminino e dois do sexo masculino) e realizados 13 encontros (oficinas). Os dados foram coletados por meio das técnicas de pesquisa observação participante e diário de campo. Trata-se de estudo qualitativo em que foi empregado o método hermenêutico-dialético para a análise de dados. Resultados: a realização das oficinas representou a possibilidade de reconstruir os laços sociais por meio de metodologia participativa e o restabelecimento das relações dialógicas para o reconhecimento intersubjetivo com base na solidariedade entre os adolescentes. Nos encontros foram abordados fragmentos do mundo da vida desses sujeitos expressos em temas, como racismo, trabalho, relações familiares, exclusão social e pobreza. Os resultados também revelam a necessidade de mais integração entre os atores da comunidade escolar, bem como para uma efetiva articulação em rede entre a escola e os serviços de saúde localizados em seu território. Conclusão: percebeu-se que o contexto de violência estrutural e simbólica não exclui a possibilidade de realizar ações solidárias coordenadas de forma coletiva.
Abstract: Introduction: Starting from the Habermasian thesis of the colonization of the world of life by the system, the phenomenon of violence is understood as the expression of its mediating function of social relations, replacing the linguistically mediated intersubjective recognition. Objective: to understand reflexively the senses attributed to violence by a group of adolescents from a public school in Belo Horizonte (MG), from the perspective of Health Promotion and in light of Habermas’ Theory of Communicative Action. Methods: Twelve adolescents (10 females and 2 males) were selected and 13 meetings (workshops) were performed and the data were collected through participant observation and field diary research techniques. It is a qualitative study in which the hermeneutic-dialectic method was used for data analysis. Results: The workshops represented the possibility of rebuilding social bonds through participatory methodology and the reestablishment of dialogic relations for intersubjective recognition based on solidarity among adolescents. In the meetings, fragments of the life of these subjects expressed in themes such as racism, work, family relations, social exclusion and poverty were approached. The results also point to the need for greater integration among the actors of the school community, as well as for an effective networking between the school and the health services located in its territory. Conclusion: It was noticed that the context of structural and symbolic violence does not exclude the possibility of carrying out joint actions coordinated collectively.
Assunto: Promoção da saúde
Violência
Adolescente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56734
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2139
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
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