Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56783
Type: Artigo de Periódico
Title: A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
Other Titles: Communication as a strategy for hospital accreditation maintenance
La comunicación como estrategia para el mantenimento de la acreditación hospitalaria
Authors: Elana Maria Ramos Freire
Valéria Cristina da Silva
Adriane Vieira
Selme Silqueira de Matos
Marília Alves
Abstract: Objetivo: analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência. Método: estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo. Conclusão : a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente.
Abstract: Objective: to analyze the communication strategies adopted by a General Hospital, which helped the accreditation’s maintenance with excellence. Method: case study of a Private Hospital in Belo Horizonte, Brazil, accredited with excellence. Data were collected through semi-structured interviews and through analysis of institutional documents. The interviews were transcribed in full and submitted to content analysis. Results: instigating organizational and behavioral changes that have generated insecurity and resistance in employees. The development of strategies to improve internal communication contributed to the uniformity of information and the greater integration of professionals in their actions, promoting the change in the workers’ attitudes, and engaging and involving them in the process. Conclusion: communication plays a prominent role in the consolidation of hospital care and the development of a priority strategy to reach and maintain it, with an emphasis on quality of care and patient safety.
Subject: Acreditação
Hospitais Gerais
Comunicação
Cultura Organizacional
Gestão da Qualidade Total
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0224
URI: http://hdl.handle.net/1843/56783
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/ean/a/GDzByWVkqYtg63DJxL7gJXK/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Escola Anna Nery
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.