Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/56806
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Foto (e) grafias na formação de professores/as de educação física |
Título(s) alternativo(s): | Photo (and) graphs in physical education teachers' education |
Autor(es): | Admir Soares de Almeida Júnior |
Resumen: | Nesse texto, apresento uma reflexão sobre o lugar ocupado pelas narrativas (visuais, orais e escritas) no processo de formação (inicial e continuada) de professores/as de educação física. Para tanto, narro, inicialmente, como seu deu minha aproximação com o campo da Pesquisa Narrativa e (Auto)biográfica, bem como a um conjunto de estudos relacionados à utilização de imagens (fotográficas), nas pesquisas em ciências sociais. Em seguida, tendo como referência alguns desafios colocados ao processo de formação de professores/as de educação física, destaco algumas experiências desenvolvidas no âmbito da formação de docentes desse componente curricular, que tomam as imagens fotográficas e as narrativas como elementos estruturantes. Dessa forma, parece-me correto afirmar que a produção de diferentes tipos de narrativas tem se configurado em uma relevante estratégia de formação e desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos. |
Abstract: | In this text, i present a reflection on the space (visual, oral and writ-ten) narratives occupy in the physical education teacher’s education process (including continuing education). To do so, i initially describe how i first came to know about the Auto/Biographical narrative re-search field, as well as to a collection of studies related to the use of (photographic) images in social science researches. next, having some challenges posed to the physical education teacher’s educa-tion process as reference, i highlight a few experiences - based on the scope of licensure of this curricular component - that have pho-tographic images and narratives as structural elements. Therefore, it seems proper to state that the production of different types of narratives has become a relevant strategy for training and professional development of the individuals/subjects involved. |
Asunto: | Narração Fotografia Educação física - estudo e ensino Capacitação profissional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p661-681 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56806 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3863 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Foto (e) grafias na formação de professores_as de educação física.pdf | 5.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.