Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56806
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Foto (e) grafias na formação de professores/as de educação física
Título(s) alternativo(s): Photo (and) graphs in physical education teachers' education
Autor(es): Admir Soares de Almeida Júnior
Resumen: Nesse texto, apresento uma reflexão sobre o lugar ocupado pelas narrativas (visuais, orais e escritas) no processo de formação (inicial e continuada) de professores/as de educação física. Para tanto, narro, inicialmente, como seu deu minha aproximação com o campo da Pesquisa Narrativa e (Auto)biográfica, bem como a um conjunto de estudos relacionados à utilização de imagens (fotográficas), nas pesquisas em ciências sociais. Em seguida, tendo como referência alguns desafios colocados ao processo de formação de professores/as de educação física, destaco algumas experiências desenvolvidas no âmbito da formação de docentes desse componente curricular, que tomam as imagens fotográficas e as narrativas como elementos estruturantes. Dessa forma, parece-me correto afirmar que a produção de diferentes tipos de narrativas tem se configurado em uma relevante estratégia de formação e desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos.
Abstract: In this text, i present a reflection on the space (visual, oral and writ-ten) narratives occupy in the physical education teacher’s education process (including continuing education). To do so, i initially describe how i first came to know about the Auto/Biographical narrative re-search field, as well as to a collection of studies related to the use of (photographic) images in social science researches. next, having some challenges posed to the physical education teacher’s educa-tion process as reference, i highlight a few experiences - based on the scope of licensure of this curricular component - that have pho-tographic images and narratives as structural elements. Therefore, it seems proper to state that the production of different types of narratives has become a relevant strategy for training and professional development of the individuals/subjects involved.
Asunto: Narração
Fotografia
Educação física - estudo e ensino
Capacitação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p661-681
URI: http://hdl.handle.net/1843/56806
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3863
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Foto (e) grafias na formação de professores_as de educação física.pdf5.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.