Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56816
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação do uso de uma ferramenta eletrônica para o mapeamento e desenvolvimento de competências de gestão
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the use of an electronic tool for the mapping and development of management competences
Evaluación del uso de una herramienta electrónica para el mape y desarrollo de competencias de gestión
Autor(es): Adriane Vieira
Laura Trindade Ituassu
Patrícia Lourdes Silva
Rachel Alves Vieira
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever a implantação e avaliar os resultados da aplicação de uma ferramenta eletrônica para o mapeamento e desenvolvimento de competências de gestão, com fins educacionais, denominada Share (Smart Human Academic Resources). Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, utilizando-se como unidade de análise estudantes de graduação. A experiência aconteceu no curso de graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais. Na fase de mapeamento das competências foram entrevistados professores e profissionais de mercado. Os resultados indicaram que 'políticas, planejamento e avaliação em saúde' é a competência técnica mais relevante, para gestores que atuam na área da saúde. Cento e cinquenta e seis alunos fizeram uso da tecnologia e através de um grupo focal chegou-se à conclusão de que o Share tem a capacidade de estimular os estudantes a definirem metas e melhorarem suas performances, no entanto, o exercício de avaliação também desperta o medo de receber um retorno negativo, exigindo um serviço de orientação psicológica para o amadurecimento e crescimento profissional.
Abstract: This study aimed to describe the implementation and evaluation of the results of the application of an electronic tool for the mapping and development of management skills, for educational purposes, called the Share (Smart Human Academic Resources). This is a descriptive study with a qualitative approach. The experience happened in the undergraduate course in Health Services Management of the Federal University of Minas Gerais. In the mapping of competencies, teachers and market professionals were interviewed. The results indicated that 'health policies, planning and evaluation' is the most relevant technical competence for managers working in the health area. One hundred and fifty-six students made use of the technology and through a focus group it was concluded that the Share has the capacity to stimulate students to set goals and improve their performances, however, the exercise of evaluation also awakens the fear of receiving a negative return, requiring a psychological guidance service for maturing and professional growth.
Assunto: Gestão em Saúde
Gestão de Recursos Humanos
Estudantes de Ciências da Saúde
Aptidão
Serviços de Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v20.5274
URI: http://hdl.handle.net/1843/56816
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/5274
metadata.dc.relation.ispartof: Gestão & Planejamento
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.