Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAdriane Vieirapt_BR
dc.creatorLaura Trindade Ituassupt_BR
dc.creatorPatrícia Lourdes Silvapt_BR
dc.creatorRachel Alves Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T21:16:49Z-
dc.date.available2023-07-20T21:16:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.spage399pt_BR
dc.citation.epage419pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v20.5274pt_BR
dc.identifier.issn2178-8030pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56816-
dc.description.abstractThis study aimed to describe the implementation and evaluation of the results of the application of an electronic tool for the mapping and development of management skills, for educational purposes, called the Share (Smart Human Academic Resources). This is a descriptive study with a qualitative approach. The experience happened in the undergraduate course in Health Services Management of the Federal University of Minas Gerais. In the mapping of competencies, teachers and market professionals were interviewed. The results indicated that 'health policies, planning and evaluation' is the most relevant technical competence for managers working in the health area. One hundred and fifty-six students made use of the technology and through a focus group it was concluded that the Share has the capacity to stimulate students to set goals and improve their performances, however, the exercise of evaluation also awakens the fear of receiving a negative return, requiring a psychological guidance service for maturing and professional growth.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo descrever a implantação e avaliar os resultados da aplicação de uma ferramenta eletrônica para o mapeamento e desenvolvimento de competências de gestão, com fins educacionais, denominada Share (Smart Human Academic Resources). Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, utilizando-se como unidade de análise estudantes de graduação. A experiência aconteceu no curso de graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais. Na fase de mapeamento das competências foram entrevistados professores e profissionais de mercado. Os resultados indicaram que 'políticas, planejamento e avaliação em saúde' é a competência técnica mais relevante, para gestores que atuam na área da saúde. Cento e cinquenta e seis alunos fizeram uso da tecnologia e através de um grupo focal chegou-se à conclusão de que o Share tem a capacidade de estimular os estudantes a definirem metas e melhorarem suas performances, no entanto, o exercício de avaliação também desperta o medo de receber um retorno negativo, exigindo um serviço de orientação psicológica para o amadurecimento e crescimento profissional.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofGestão & Planejamento-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectServiços de Saúdept_BR
dc.subject.otherGestão em Saúdept_BR
dc.subject.otherGestão de Recursos Humanospt_BR
dc.subject.otherEstudantes de Ciências da Saúdept_BR
dc.subject.otherAptidãopt_BR
dc.subject.otherServiços de Saúdept_BR
dc.titleAvaliação do uso de uma ferramenta eletrônica para o mapeamento e desenvolvimento de competências de gestãopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the use of an electronic tool for the mapping and development of management competencespt_BR
dc.title.alternativeEvaluación del uso de una herramienta electrónica para el mape y desarrollo de competencias de gestiónpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/5274pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7552-5491pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8857-4487pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5258-0292pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.