Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56834
Tipo: Tese
Título: Construindo os (des)caminhos para o aprendizado em arte: análise metodológica de livros didáticos do PNLD 2020 - Arte
Autor(es): Laura Paola Ferreira
Primeiro Orientador: Maurílio Andrade Rocha
Primeiro membro da banca : Fabrício Andrade Pereira
Segundo membro da banca: Rosvita Kolb Bernardes
Terceiro membro da banca: Gabriela Córdova Christófaro
Quarto membro da banca: Glaucia Maria dos Santos Jorge
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar as abordagens metodológicas explicitadas nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020 – Arte para os anos finais do ensino fundamental, de modo a averiguar as orientações do Manual do Professor e sua aplicação no Livro do Estudante. Para tanto, compreendem-se as particularidades envolvidas em cada coleção, a partir da construção epistêmica de seus autores, regidas por um edital que propõe ações determinadas pelo PNLD. Além de analisar as metodologias desenvolvidas nos livros didáticos das sete coleções PNLD 2020 – Arte, buscamos analisar como tais abordagens estão sendo contempladas nas abordagens de artes visuais das sete coleções. Como recurso metodológico, utilizou-se a revisão bibliográfica, por meio da abordagem qualitativa descritiva e reflexiva, segundo Bogdan e Biklen (1994). Ao analisar as propostas desenvolvidas no manual do professor e sua culminância nas atividades do livro do estudante, evidenciam-se contextos para se repensar a escolha do livro didático de Arte, tendo em vista a importância de uma escolha que se paute na realidade que circunda o contexto escolar. Os resultados dessa trajetória investigativa demonstram a importância do diálogo da teoria desenvolvida nas sete coleções PNLD-Arte e a sua culminância nas atividades artísticas.
Abstract: This doctoral thesis aims to analyze the methodological approaches explicitly stated in the seven collections of textbooks selected for the 2020 National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2020 – Arte) for the field of Art in the final years of elementary education (6th to 9th grades), to verify the guidelines presented in the Teacher’s Manual and their application in the Student’s Book. Thus, a comprehensive analysis on these textbooks has been done to bring forth the epistemological perspective as well as the guidelines listed in the PNLD – 2020 – Arte public notice used by the authors of each of the seven collections selected. Furthermore, this work also presents evidence on how the methodologies outlined by the teacher’s book are addressed in the visual arts approaches of these seven collections. As a primary methodology for this investigation, a bibliographic review, using a descriptive and reflexive qualitative approach, according to Bogdan and Biklen (1994), has been conducted. The results demonstrate the importance of the connections between the theories developed in the seven PNLD-2020 - Art collections and their application in artistic activities conveyed by the textbooks.
Assunto: Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Arte - Estudo e ensino
Livros didáticos
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/56834
Data do documento: 21-Jun-2023
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL Formatação da tese com_Folha_aprov.pdf4.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons