Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56856
Type: Artigo de Periódico
Title: Histórias narradas, cotidianos vividos: modos e viver e narrar o início da docência em educação física
Other Titles: Narrated stories, everyday living: ways of living and telling the beginning of teaching in physical education
Authors: Admir Soares de Almeida Júnior
Marcella Ottoni Guedes Oliveira
Abstract: O presente texto é fruto de uma pesquisa cujo tema central vincula-se às narrativas elaboradas por professores/as iniciantes egressos de um curso de licenciatura em educação física que lecionam em escolas de Educação Básica. A pesquisa buscou evidenciar os principais desafios e dilemas enfrentados por esses docentes nos cotidianos escolares. Para tanto, dialogamos com a compreensão de narrativa apresentada por Benjamin(1994). Em relação aos estudos sobre os processos de inserção e socialização profissional de docentes tomamos como referência as contribuições de Hubermam (1992), Tardif, (2002) e Gariglio (2016). A abordagem metodológica escolhida foi da pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Nesse sentido, apresentamos aos participantes a proposta de elaboração de textos autobiográficos por meio da realização de quatro encontros em que nos inspiramos nas proposições dos Ateliês Biográficos de Formação (DELORY-MOMBERGER, 2006). As análises das narrativas indiciam um processo singular de inserção profissional relacionado à especificidade da educação física como componente curricular, sobretudo, em relação à necessidade de produção de estratégias de enfrentamento a um conjunto de representações construídas na cultura escolar que reforçam a noção dessa disciplina comode “segunda classe”.
Abstract: This article is the result of research which central theme is linked to the narratives written by beginner teachers who graduated from a physical education degree course andwho teach in Basic Education schools. The research sought to highlight the main challenges and dilemmas faced by those teachers in their daily lives. For this, we dialogue with the understanding of the narrative presented by Benjamin (1994). Regarding studies on the processes of insertion and professional socialization of teachers, we take as a reference the contributions of Hubermam (1992), Tardif, (2002) and Gariglio (2016). The methodological approach chosen was the formative research(JOSSO, 2004). In this sense, we presented to the participants the proposal for the elaboration of autobiographical texts through four meetings whichwere inspired by the proposals of the Biographical Workshops (DELORYMOMBERGER, 2006). The analysis of the narratives indicates a singular process of professional insertion related to the specificity of physical education as a curricular component, above all, in relation to the need to produce coping strategies to a set of representations built in the school culture that reinforce the notion of this discipline as a “second class”.
Subject: Narração
Docentes
Educação física e treinamento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56856
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/43484
metadata.dc.relation.ispartof: Arquivos em movimento
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.