Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorClenice Griffopt_BR
dc.creatorCecília Vieira Nascimentopt_BR
dc.creatorMarlaina Fernandez Rorizpt_BR
dc.creatorAndréa Morato Monteiro Fernandespt_BR
dc.creatorDebora Machado Sanábiopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-24T18:43:40Z-
dc.date.available2023-07-24T18:43:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56883-
dc.description.resumoEste artigo relata aspectos da estruturação de um currículo de educação inclusiva, descrevendo o percurso inicial da inclusão de um aluno com paralisia cerebral no Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O artigo está organizado em duas partes. Na primeira, apresentamos alguns apontamentos sobre a recente experiência de inclusão na nossa escola, sobretudo no que se refere ao trabalhado desenvolvido com o aluno Samuel, dando destaque às contribuições do Currículo Funcional Natural, aporte recente no nosso percurso. Na segunda, relatamos intervenções realizadas com o aluno, em tempos e espaços diferenciados, focando em dois momentos: o Atendimento Especializado e as aulas de Dança. Os resultados parciais apresentados no presente relato apontam principalmente para a importância do caráter multidisciplinar das intervenções realizadas com Samuel e da necessidade de formação permanente e específica para o atendimento escolar e extraescolar às crianças com deficiência.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especial-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectParalisia Cerebralpt_BR
dc.subjectCurrículo Funcional Naturalpt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.subject.otherInclusão escolarpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleCurrículo Funcional Natural: a experiência de um aluno com paralisia cerebral no Centro Pedagógico - UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/curriculo-funcional-natural-a-experiencia-de-um-aluno-com-paralisia-cerebral-no?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4756-4239pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.