Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56883
Type: Artigo de Evento
Title: Currículo Funcional Natural: a experiência de um aluno com paralisia cerebral no Centro Pedagógico - UFMG
Authors: Clenice Griffo
Cecília Vieira Nascimento
Marlaina Fernandez Roriz
Andréa Morato Monteiro Fernandes
Debora Machado Sanábio
Abstract: Este artigo relata aspectos da estruturação de um currículo de educação inclusiva, descrevendo o percurso inicial da inclusão de um aluno com paralisia cerebral no Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O artigo está organizado em duas partes. Na primeira, apresentamos alguns apontamentos sobre a recente experiência de inclusão na nossa escola, sobretudo no que se refere ao trabalhado desenvolvido com o aluno Samuel, dando destaque às contribuições do Currículo Funcional Natural, aporte recente no nosso percurso. Na segunda, relatamos intervenções realizadas com o aluno, em tempos e espaços diferenciados, focando em dois momentos: o Atendimento Especializado e as aulas de Dança. Os resultados parciais apresentados no presente relato apontam principalmente para a importância do caráter multidisciplinar das intervenções realizadas com Samuel e da necessidade de formação permanente e específica para o atendimento escolar e extraescolar às crianças com deficiência.
Subject: Currículos
Inclusão escolar
Ensino fundamental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56883
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/curriculo-funcional-natural-a-experiencia-de-um-aluno-com-paralisia-cerebral-no?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.