Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56978
Type: Artigo de Periódico
Title: Efeitos dos programas de residência na aprendizagem e na qualidade de vida dos profissionais de saúde
Other Titles: Effects of residency programs on learning and quality of life of health professionals
Authors: Adriane Vieira
Selme Silqueira de Mattos
Fabiana Maria Kakehasi
Marilene Vale de Castro Monteiro
Carla Aparecida Spagnol
Karla Rona da Silva
Fátima Ferreira Roquete
Meiriele Tavares Araujo
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar o efeito dos programas de residência em saúde na qualidade de vida dos residentes vida na formação de três hospitais universitários localizados na região sudeste do Brasil. estudo descritivo, correlacional, de levantamento transversal, realizado com 363 residentes. Um auto-administrado questionário composto por duas escalas do tipo Likert: Quality of Life Scale (WOQOLBref) e foi utilizada a Escala de Avaliação do Programa de Residência em Saúde (APRS). Os resultados mostram que a média da dimensão Domínio Físico foi significativamente menor do que as médias do outras dimensões concernentes à qualidade de vida. Sobre a Avaliação da Residência em Saúde Programas, a dimensão com melhor média foi Aprendizagem e Interações Profissionais, enquanto a mais baixa foi Qualidade de Programação e Apoio Pedagógico. Foi confirmado o testado hipótese. Pode-se concluir que a Avaliação do Programa de Residência em Saúde influencia Qualidade de Vida, sendo que quanto maior o APRS, maior tende a ser a Qualidade de Vida.
Abstract: This paper aimed to analyze the effect of the health residency programs on residents' quality of life in the training of three teaching hospitals located in southest of Brazil.This quantitative, descriptive, correlational, cross-sectional survey study was conducted with 363 residents. A selfadministered questionnaire composed by two Likert-type scales: Quality of Life Scale (WOQOLBref) and Health Residency Program Assessment Scale (APRS) was used. The results show that the average of the Physical Domain dimension was significantly lower than the averages of the other dimensions concerning of the quality of life. Regarding the Assessment of Health Residency Programs, the dimension with the best average was Learning and Professional Interactions, while the lowest was Quality of Programming and Pedagogical Support. It was confirmed the tested hypothesis. It can be concluded that the Assessment of Health Residency Program influences the Quality of Life, and that the higher the APRS, the higher it tends to be the Quality of Life.
Subject: Internato e Residência
Pessoal de Saúde
Qualidade de Vida
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
MED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.37118/ijdr.23363.11.2021
URI: http://hdl.handle.net/1843/56978
Issue Date: 30-Nov-2021
metadata.dc.url.externa: http://www.journalijdr.com/efeitos-dos-programas-de-resid%C3%AAncia-na-aprendizagem-e-na-qualidade-de-vida-dos-profissionais-de
metadata.dc.relation.ispartof: International Journal of Development Research
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.