Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57056
Type: Dissertação
Title: Na estranha ordem geométrica de tudo : as máquinas do Brasil
Authors: Pedro Rena Todeschi
First Advisor: César Geraldo Guimarães
First Referee: Roberto Alexandre do Carmo Said
Second Referee: Eduardo Antônio de Jesus
Abstract: Elegendo como vértice da pesquisa a imagem-conceitual da “máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, bem como a “poética do olhar” cifrada em sua obra, a dissertação — em um gesto comparativo — busca compreender as novas aparições e configurações da “má-quina do mundo” nos domínios contemporâneos do cinema, da literatura e das artes visuais. Valendo-nos de três imagens-conceituais que se desdobram da “máquina do mundo” — a má-quina, a noite e o tempo presente, extraídas da poética drummondiana —, procuramos demons-trar como as obras comentadas confrontam os mecanismos atuais de dominação no Brasil (o extrativismo, a exploração do trabalho, o imperialismo do Google), assim como inventam for-mas de resistência subjetiva apreendidas nas vidas ordinárias do sujeitos, em mínimos gestos que interrompem a “máquina do mundo”. Para tanto, passamos por algumas obras de artistas visuais e escritores que abordaram as novas “máquinas do mundo” (como Laura Vinci, Rosân-gela Rennó, Eduardo Hargreaves e Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia e Veronica Stigger) e nos detivemos especialmente no estudo de três filmes brasileiros: Erosões (2012), de Oswaldo Teixeira; Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans; e Nunca é noite no mapa (2016), de Ernesto Carvalho.
Abstract: Establishing as the research’s apex the conceptual-image of the “machine of the world”, con-ceived by Carlos Drummond de Andrade, alongside the “poetic of gaze” encrypted in his work, this dissertation – in a comparative gesture – aims to comprehend the new displays and configu-rations of the “machine of the world” throughout the contemporary domains of cinema, literature and visual arts. By employing the three conceptual-images that unfold from the “machine of the world” – the machine, the night and the present time, drawn out from Drummond’s poetics –, we seek to demonstrate how the commented works tackle Brazil’s current domination mecha-nisms (extractivism, labor exploitation, Google’s imperialism), as well as invent methods for subjective resistance picked up from the ordinary lives of common people, through minimal gestures that cut off the “machine of the world”. Hence, we examine a few works from visual artist and writers who address the new “machines of the word” (e.g. Laura Vinci, Rosângela Rennó, Eduardo Hargreaves and Nuno Ramos; Ricardo Aleixo, Marília Garcia and Veronica Stigger) and we pay special attention to the study of three Brazilian movies: Oswaldo Teixeira’s Erosões (2012), Affonso Uchôa and João Dumans’ Arábia (2017), and Ernesto Carvalho’s Nunca é noite no mapa (2016).
Subject: Comunicação - Teses
Literatura comparada - Teses
Literatura brasileira - Teses
Cinema brasileiro - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57056
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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