Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57061
Type: Tese
Title: Mídia, religião e política : a questão moral em arranjos disposicionais tentativos acerca do Estatuto da Família
Authors: Bruno Menezes Andrade Guimarães
First Advisor: Ângela Cristina Salgueiro Marques
First Referee: Jean-Luc Moriceau
Second Referee: Maria Ângela Mattos
Third Referee: Luís Mauro Sá Martino
metadata.dc.contributor.referee4: Carlos Alberto de Carvalho
Abstract: A participação da religião na política não é um fenômeno novo no Brasil. Todavia, a partir dos anos 2010 houve no país uma ressignificação da perspectiva religiosa conservadora na política de modo a transformar questões de cunho moral no grande motor dos discursos e das ações de parlamentares evangélicos, sobretudo no que diz respeito aos direitos de LGBTQI+. No Brasil, o que dá corpo e voz para a complexa relação entre religião evangélica e política é a bancada evangélica, institucionalizada pela Frente Parlamentar Evangélica. Essa relação engendra um quadro crítico de conflitos entre alguns setores da sociedade e a própria bancada. Os motivos dos conflitos são variados, mas, em linhas gerais, destacamos a utilização de preceitos das escrituras bíblicas na tentativa de regular alguns comportamentos de não adeptos do cristianismo e o embasamento bíblico-cristão nos trâmites legislativos. Entre os Projetos de Lei (PL) encabeçados por deputados e deputadas ligados à bancada evangélica, o objetivo central deste trabalho consiste em analisar "arranjos disposicionais" em torno do Estatuto da Família (PL 6583). O projeto dispõe sobre os direitos da família e as diretrizes de políticas públicas voltadas para valorização e apoio à entidade familiar no Brasil. Em 2015, o texto gerou polêmicas por definir o conceito de família como um núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher. Nosso interesse consiste em analisar a tramitação e as disputas de sentido em torno do conceito de família engatilhados pelo PL na Câmara dos Deputados e no Facebook. Para isso, utilizamos a obra de Braga (2018, 2020) e a leitura que o autor faz dos textos de Michel Foucault (1977) acerca da noção de dispositivo. Os dispositivos interacionais comportam uma série de arranjos que se traduzem como tentativas dos sujeitos para criar estratégias e avançar determinados pontos de vista. Ao se referir a dispositivos interacionais, tais como os que desejamos analisar, Braga nos instiga a olhar para os modos como as diferenças são posicionadas e tratadas ao longo de embates cujo a comunicação é a matéria prima. Isto posto, as análises principais são divididas em dois momentos. A fim de apreender os arranjos disposicionais acerca da relação entre família e religião, vamos deter nossos olhares em: (1) seis reuniões deliberativas realizadas pela comissão temporária especial eleita para dar parecer ao texto do Estatuto da Família (9, 16 e 28 de abril, 2 e 24 de setembro e 8 de outubro); e (2) comentários em postagens de cinco páginas de veículos de comunicação no Facebook acerca da aprovação final do texto do PL (Época, Exame, Portal R7, UOL Notícias e Yahoo Brasil). Verificamos que as operações (sempre) tentativas de construção de arranjos realizadas por diferentes grupos em disputa sobre o sentido a ser atribuído ao conceito de família dão lugar à expressão de intolerância e ódio, e também contribuem para o fortalecimento de valores e crenças que impossibilitam o diálogo nos espaços políticos formais e das redes digitais. A forma como os atores constroem arranjos para manter uma virtude discursiva pautada pela luta contra o mal (o pecado), elucida uma gramática moralizante que polariza opiniões e mantém distante o conflito entre pluralidades que faz avançar a democracia.
Abstract: Religion participation in politics is not a new phenomenon in Brazil. However, from 2010 on there has been some ressignification in politics by the religious conservative perspective in ways to transform moral questions into the driving force of evangelical congressmen’s actions and speeches, especially concerning LGBTQI+ rights. In Brazil what embodies and voices the complex relation between the evangelical religion and politics is the Congress Evangelical Bench, formally known as the Frente Parlamentar Evangélica. This relation creates a critical picture of conflicts between some sectors of society and the Bench itself. The conflicts’ reasons are of varied kinds but, in general terms, we highlight the use of biblical precepts in attempt to regulate some behaviors from non-christians and the biblical-christian basement of legislative processes. Among the Law Projects (LP) headed by congressmen connected to the evangelical bench, the purpose of the thesis is to analyze dispositional arrangements surrounding the Family’s Statute (LP 6583). The Project issues Family rights and public policy guidelines targeting Family appreciation and support in Brazil. In 2015 the text generated controversy by defining the Family concept as the social nucleus formed from the union between a man and a woman. Our interest is to analyze the proceedings and disputes triggered by the LP at the Congress and Facebook, regarding the Family concept. For that, we use the work of Braga (2018, 2020) and the readings the author made of Michel Foucault (1977). The interactional dispositives behave as a series of arrangements that can be translated as the subject’s attempt to create strategies and move forward some points of view. By referring to interactional dispositives, such as what we intend to analyze, Braga instigates our look to ways in which differences are positioned and treated throughout clashes in which communication is the prime material. That being said, the main analysis is divided in two moments. Willing to understand the dispositional arrangements regarding the relation between Family and religion, we’ll set our look into: (1) six deliberative reunions held by the special temporary commission elected to vote the Family Statute text (April 9th, 16th and 28th, September 2nd and 24th and October 8th); and (2) the comments interactions about the final approval of the LP text on the Facebook page of five communication networks (Época, Exame, Portal R7, UOL Notícias e Yahoo Brasil). We verified that the (always) attemptive operations of building arrangements, made by different groups discussing the meaning to be given to the family concept, give space to intolerance and hate expressions, and also contribute to the strengthening of values and beliefs that prevent dialogue in formal political spheres and digital networks. The way actors build arrangements to maintain a discursive virtue ruled by the fight against evil (the sin), elucidates a moralizing grammar that polarizes opinions and maintains in a distance the conflict between pluralities that makes democracy move forward.
Subject: Comunicação - Teses
Religião e política - Teses
Direito de família - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57061
Issue Date: 4-Sep-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL (entregue para BBT).pdf5.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons