Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57124
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O jornal como instrumento metodológico no ensino da escrita
Autor(es): Valéria Patrícia de Oliveira
primer Tutor: Maria Zélia Versiani Machado
Resumen: O ensino da Língua Portuguesa nas instituições escolares, atribuído à apropriação da leitura e da escrita e ao desenvolvimento da prática do letramento representa um dos maiores desafios ao professor que compreende a importância da efetivação desses processos para a formação de seus alunos. Sabe-se que metodologias de ensino tradicionais são ineficazes para se atingir esse objetivo, devido à falta de diversidade de práticas didáticas inavodiras e lúdicas, promotoras de uma aprendizagem real e siginificativa. Assim, esse estudo propõe uma análise do Jornal como instrumento metodológico para o ensino da língua escrita, dada a diversidade de gêneros textuais que compõem a estrutura jornalística. Optou-se pela revisão literária e pesquisa de campo como metodologia, dentro dessa proposta foi desenvolvido um projeto pedagógico que estruturou a criação de um jornal dentro do cotidiano escolar. Os resultados apontam o jornal como eficiente metodologia de ensino para a prática da escrita e da leitura, uma vez que sua construção despertou nos alunos o interesse pela leitura e a aprimorou a construção da escrita.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57124
Fecha del documento: 28-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino na Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Valéria Patrícia de Oliveira.pdf226.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons