Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/57124
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O jornal como instrumento metodológico no ensino da escrita |
Autor(es): | Valéria Patrícia de Oliveira |
primer Tutor: | Maria Zélia Versiani Machado |
Resumen: | O ensino da Língua Portuguesa nas instituições escolares, atribuído à apropriação da leitura e da escrita e ao desenvolvimento da prática do letramento representa um dos maiores desafios ao professor que compreende a importância da efetivação desses processos para a formação de seus alunos. Sabe-se que metodologias de ensino tradicionais são ineficazes para se atingir esse objetivo, devido à falta de diversidade de práticas didáticas inavodiras e lúdicas, promotoras de uma aprendizagem real e siginificativa. Assim, esse estudo propõe uma análise do Jornal como instrumento metodológico para o ensino da língua escrita, dada a diversidade de gêneros textuais que compõem a estrutura jornalística. Optou-se pela revisão literária e pesquisa de campo como metodologia, dentro dessa proposta foi desenvolvido um projeto pedagógico que estruturou a criação de um jornal dentro do cotidiano escolar. Os resultados apontam o jornal como eficiente metodologia de ensino para a prática da escrita e da leitura, uma vez que sua construção despertou nos alunos o interesse pela leitura e a aprimorou a construção da escrita. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57124 |
Fecha del documento: | 28-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valéria Patrícia de Oliveira.pdf | 226.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons