Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57124
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Zélia Versiani Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331497413853638pt_BR
dc.creatorValéria Patrícia de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T12:11:44Z-
dc.date.available2023-07-28T12:11:44Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57124-
dc.description.resumoO ensino da Língua Portuguesa nas instituições escolares, atribuído à apropriação da leitura e da escrita e ao desenvolvimento da prática do letramento representa um dos maiores desafios ao professor que compreende a importância da efetivação desses processos para a formação de seus alunos. Sabe-se que metodologias de ensino tradicionais são ineficazes para se atingir esse objetivo, devido à falta de diversidade de práticas didáticas inavodiras e lúdicas, promotoras de uma aprendizagem real e siginificativa. Assim, esse estudo propõe uma análise do Jornal como instrumento metodológico para o ensino da língua escrita, dada a diversidade de gêneros textuais que compõem a estrutura jornalística. Optou-se pela revisão literária e pesquisa de campo como metodologia, dentro dessa proposta foi desenvolvido um projeto pedagógico que estruturou a criação de um jornal dentro do cotidiano escolar. Os resultados apontam o jornal como eficiente metodologia de ensino para a prática da escrita e da leitura, uma vez que sua construção despertou nos alunos o interesse pela leitura e a aprimorou a construção da escrita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectJornalpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.titleO jornal como instrumento metodológico no ensino da escritapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valéria Patrícia de Oliveira.pdf226.54 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons