Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57124
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Zélia Versiani Machado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8331497413853638 | pt_BR |
dc.creator | Valéria Patrícia de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T12:11:44Z | - |
dc.date.available | 2023-07-28T12:11:44Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57124 | - |
dc.description.resumo | O ensino da Língua Portuguesa nas instituições escolares, atribuído à apropriação da leitura e da escrita e ao desenvolvimento da prática do letramento representa um dos maiores desafios ao professor que compreende a importância da efetivação desses processos para a formação de seus alunos. Sabe-se que metodologias de ensino tradicionais são ineficazes para se atingir esse objetivo, devido à falta de diversidade de práticas didáticas inavodiras e lúdicas, promotoras de uma aprendizagem real e siginificativa. Assim, esse estudo propõe uma análise do Jornal como instrumento metodológico para o ensino da língua escrita, dada a diversidade de gêneros textuais que compõem a estrutura jornalística. Optou-se pela revisão literária e pesquisa de campo como metodologia, dentro dessa proposta foi desenvolvido um projeto pedagógico que estruturou a criação de um jornal dentro do cotidiano escolar. Os resultados apontam o jornal como eficiente metodologia de ensino para a prática da escrita e da leitura, uma vez que sua construção despertou nos alunos o interesse pela leitura e a aprimorou a construção da escrita. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Jornal | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.title | O jornal como instrumento metodológico no ensino da escrita | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Valéria Patrícia de Oliveira.pdf | 226.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License