Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57126
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dc.contributor.advisor1Ana Lúcia Faria Azevedopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371482260810247pt_BR
dc.contributor.referee1Marília Souza Diaspt_BR
dc.creatorAna Déa Reis Netopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T12:57:17Z-
dc.date.available2023-07-28T12:57:17Z-
dc.date.issued2015-05-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57126-
dc.description.resumoA produção de um documentário na Escola Municipal Sebastião Guilherme de Oliveira, durante o ano de 2014, partiu do desconhecimento dos alunos, da história da luta pela sua construção. A partir do trabalho realizado por uma professora, tivemos a ideia de usar o interesse das crianças pelas novas tecnologias e gravarmos os depoimentos das pessoas que ainda atuam na comunidade e daqueles que fizeram e fazem parte da nossa história. Estive vinte e três anos em sala de aula e hoje atuo na biblioteca da escola estando em readaptação funcional. Realizo trabalhos em que a literatura e a arte se integram e se potencializam, por isso o interesse no projeto,além do fato de completar 30 anos na mesma escola.. Usamos recursos disponíveis na própria escola: uma câmera VHS antiga, câmeras digitais, computador e caixa de som, uma TV 29’, retroprojetor junto a um data-show, um tripé e celulares. Formamos um grupo, inicialmente, com 12 crianças da referida professora, que se interessaram em participar do projeto. Em seguida, começamos o que chamei de “Oficinas do olhar”. Tendo como referência o livro de Adriana Fresquet, “Cinema e Educação”. Inspiramo-nos nas oficinas de Cezar Migliorin, no livro: “Inventar com a diferença-Cinema e Direitos Humanos”. Os livros “A Escola Vai ao Cinema” de Teixeira e Lopes, “Cinema e Educação” de Rosália Duarte e também textos de Mamede-Duarte, Le Goff, Guerra e Paraiso nos motivaram a investir neste trabalho. Vimos filmes de diversos formatos: “O balão vermelho” (França-1956), “Galinha ao molho pardo” (Brasil 2007), “Marvada Carne” (Brasil-1985), “Pipiripau, o mundo de Raimundo” (Brasil-2014) e “Dona Cristina perdeu a memória” (Brasil-2009). Analisamos luz e sombras nas imagens, cores, ângulos, perspectivas, reflexos, curvas e linhas. Gravamos entrevistas e tomadas da escola e, por não ter nenhuma intimidade com tecnologia, pagamos a edição para conseguirmos finalizar para a festa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.titleProduzindo documentário na escola: uma possibilidade de utilização das novas tecnologiaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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