Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57185
Type: Artigo de Periódico
Title: Ensino mediado por técnicas de simulação e treinamento de habilidades de comunicação na área da saúde
Other Titles: Simulation based on learning and communication skills techniques in health area
Authors: Maria do Carmo Barros de Melo
Ana maria pueyo blasco de magalhães
Nara lucia de carvalho silva
Priscila Menezes Ferri Liu
Levi costa cerqueira filho
Monalisa Maria Gresta
Alaneir de fátima dos santos
Abstract: O ensino baseado em simulação e o treinamento em habilidades de comunicação têm sido implementados em diversas áreas da saúde, mas ainda é necessário que os conceitos sejam divulgados para que a utilização seja ampliada e bem sucedida. Este artigo objetiva introduzir conceitos novos desses temas e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão sobre seu uso para formação, capacitação e atualização profissional. Os cenários devem ser próximos do real, permitindo a vivência que consiga fazer com que o profissional reflita sobre a prática desenvolvida e ao mesmo tempo consiga elaborar o aprendizado de forma efetiva. A simulação in situ é a alternativa que permite o treinamento no local de trabalho, poupando recursos financeiros com a criação de ambientes e ao mesmo tempo propiciando interação realística com o cenário de atuação profissional. O professor/facilitador deve saber conduzir o caso-cenário, identificando os momentos especiais a serem comentados e, ao final da prática, utilizar a técnica de debriefing, seguindo as três etapas preconizadas (descritiva, analítica e aplicativa) para que o ensino seja efetivo. No trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades de comunicação é fundamental para a boa prática assistencial. A comunicação de notícia difícil pode ser treinada em ambientes simulados e pode auxiliar os profissionais na tomada de decisões, planejamento de cuidados, de forma compartilhada com os familiares. Todas essas ações educacionais propiciam qualificação assistencial para o profissional, redução de eventos adversos e aumento da segurança do paciente
Abstract: Simulation based learning and communication skills have been used widely in health area although concepts need to be propagated to allow a wide and successful use of them. This paper aims to present new concepts in this field and to stimulate thinking about their use in education, training and professional updating. The sceneries should be close to reality to allow professionals to experience and reflect about the performed practice while elaborating their learning. In situ simulation is a practice that allows training in workplace thus saves financial resources of creating sceneries leading to a realistic interaction with the workplace scenery. The teacher/facilitator must know how to lead the case-scenery identifying specific points to comment in the debriefing practice to be developed in the end following three recommended steps (descriptive, analytical and applicative) for effective learning. The development of communication skills is fundamental to good health care practice in teamwork. Hard news reporting can be trained in simulated environments and can help professionals in decision-making, care planning, jointly with the family. All these educational activities provide care qualification for professional, reduction of adverse events and increased patient safety.
Subject: Educação Médica
Exercício de Simulação
Educação em Saúde
Comunicação em Saúde
Segurança do Paciente
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.5935/2238-3182.20160105
URI: http://hdl.handle.net/1843/57185
Issue Date: 9-Aug-2016
metadata.dc.url.externa: https://rmmg.org/artigo/detalhes/2086
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simulation based on learning and commmunication skills techniques in health area pdfa.pdf115.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.