Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57186
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Curso de emergência utilizando E-learning e simulação: visão do participante
Título(s) alternativo(s): E-learning and simulation on a pré-hospital emergency course: a participant's perspective
Autor(es): Maria do Carmo Barrosde Melo
Ana maria pueyo blasco de magalhães 
Nara Lúcia Carvalho e Silva
Priscila Menezes Ferri Liu
Levi Costa Cerqueira Filho
Monalisa Maria Gresta
Alaneir de fátima dos santos
Resumen: O uso da simulação e da educação a distância tem aumentado consideravelmente na área da saúde, permitindo o desenvolvimento de competências de forma ética e segura. O objetivo deste artigo é descrever a concepção e a avaliação de um curso semipresencial de emergência pré-hospitalar para médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Brasil. O curso a distância foi composto por 13 aulas, e a parte presencial por dez estações temáticas. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado (escala de Likert) como forma de avaliar o curso. Participaram do curso 203 (63,6%) médicos e 116 (36,4%) enfermeiros. A maioria dos médicos (72,1%) tinha terminado seus estudos havia mais de cinco anos e tinha pouca prática (72,9%) em medidas de suporte avançado de vida. O curso a distância foi bem avaliado quanto a qualidade geral e dos vídeos, uso de imagens e animações, e usabilidade do sistema. A plataforma de ensino foi considerada amigável. A parte de simulação foi bem avaliada. O curso utilizou metodologia baseada em simulação e educação a distância, sendo bem avaliado. A plataforma de ensino foi classificada como boa e de fácil utilização.
Abstract: The use of simulation and e-learning has increased considerably in healthcare related educational activities, enabling the acquisition of skills ethically and safely. The objective is to describe the design and evaluation of a semi-distance pre-hospital emergency course for physicians and nurses at the Public Health Department of Belo Horizonte City, Minas Gerais, Brazil. The course comprised 13 online lessons and ten stations, which used simulated scenarios. The participants answered a semi-structured questionnaire using the Likert scale to evaluate the course. Course participation included 203 (63.6%) physicians and 116 (36.4%) nurses; most physicians (72.1%) had finished their studies over five years prior to the study, and had little practice (72.9%) on advanced life support measures. The distance course was well evaluated in terms of general quality, video quality, use of images and animations and usability. The e-learning system was considered to be user friendly by doctors and nurses, and the practical activities were well rated. The course used methodology based on simulation and distance education, and received positive evaluations. The system was rated as good and easy to use.
Asunto: Educação médica
Educação em saúde
Exercício de Simulação
Segurança do paciente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e02482014
URI: http://hdl.handle.net/1843/57186
Fecha del documento: 8-mar-2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbem/a/fKwPJwdz3wPsjjbvJsTC6QP/abstract/?lang=en
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Médica
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
E-learning and simulation on a pré-hospital emergency course a participant's perspective pdfa.pdf137.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.