Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57192
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas: resultados do ELSA-Brasil
Título(s) alternativo(s): Consumption of alcoholic and non-alcoholic beverages: ELSA-Brasil results
Autor(es): Jordana Herzog Siqueira
Nathália Miguel Teixeira Santana
Taísa Sabrina Silva Pereira
Alexandra Dias Moreira
Isabela Martins Benseñor
Sandhi Maria Barreto
Gustavo Velásquez-Meléndez
Maria del Carmen Bisi Molina
Resumen: Objetiva-se descrever o consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas segundo variáveis sociodemográficas, de saúde e localização. Estudo transversal com dados do ELSA-Brasil (2008-2010). Aplicou-se questionário para coleta de dados sociodemográficos, de alimentação, saúde, além de antropometria. Realizou-se análise descritiva e associação com variáveis de interesse. Na amostra, 8% do valor calórico total é proveniente de bebidas não alcoólicas (5,6%: bebidas açucaradas), e 4% de bebidas alcoólicas (2,7%: cerveja). Os consumidores de bebidas não adoçadas e adoçadas artificialmente realizam atividade física moderada/forte, são ex-fumantes e apresentam escolaridade alta. O oposto foi verificado para as bebidas açucaradas. Indivíduos eutróficos relataram maior consumo de bebidas açucaradas e os obesos, as adoçadas artificialmente e cerveja. O consumo de bebidas alcoólicas variou com a idade (jovens: cerveja; idosos: vinho/destiladas) e escolaridade (baixa: cerveja/destiladas; alta: vinho). Café, suco natural e refrigerante foram as bebidas não alcoólicas mais consumidas e a cerveja a alcoólica mais prevalente. Observou-se variação de consumo segundo a localização geográfica. O consumo de bebidas açucaradas e alcoólicas é alto no Brasil e estratégias de saúde pública são necessárias.
Abstract: The study aims to describe the consumption of alcoholic and non-alcoholic beverages according to sociodemographic, health and location variables. Cross-sectional study with ELSA-Brasil data (2008-2010). A questionnaire was used to collect sociodemographic, food, health data and anthropometry. Descriptive analysis and association with variables of interest were carried out. In the sample, 8% of the total caloric value comes from non-alcoholic beverages (5.6%: sugary drinks), and 4% from alcoholic beverages (2.7%: beer). Consumers of unsweetened and artificially sweetened beverages reported moderate/strong physical activity, former smokers and higher education. The opposite was true for sugary drinks. Eutrophic people reported higher consumption of sugary drinks and those obese, artificially sweetened and beer. Alcohol consumption varied with age (young: beer; elderly: wine/spirits) and education (low education: beer/spirits; higher education: wine). Coffee, natural juice and soda were the most consumed non-alcoholic beverages and beer was the most prevalent alcoholic beverage. Consumption variation was observed according to geographic location. The consumption of sugary and alcoholic beverages is high in Brazil and public health strategies are required.
Asunto: Bebidas Gaseificadas
Sucos de Frutas e Vegetais
Edulcorantes
Bebidas Alcoólicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021269.2.30682019
URI: http://hdl.handle.net/1843/57192
Fecha del documento: 30-ago-2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielosp.org/article/csc/2021.v26suppl2/3825-3837/pt/
metadata.dc.relation.ispartof: Ciência & Saúde Coletiva
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas-resultados do ELSA-Brasil-PDF-A.pdf147.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.