Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57193
Tipo: Monografia (especialização)
Título: TV na educação infantil: proposta de diálogo entre família e escola
Autor(es): Maria Helena Marques de Oliveira
primer Tutor: Henrique Augusto Nunes Teixeira
primer miembro del tribunal : Sylvia Amélia Nogueira de Souza
Resumen: Este trabalho traz abordagens de um Plano ação desenvolvido coma Turma da União na Unidade Municipal de Educação Infantil Céu Azul (UMEI Céu Azul), constituída por vinte crianças na faixa etária de 4/5 anos, entre essas, seis do gênero feminino e catorze do gênero masculino. Desenvolveu-se uma pesquisa sobre a interferência da televisão ― através dos filmes comerciais de animação, indicados às crianças, e outros indicados aos adultos ― nas leituras do mundo infantil, suas narrativas e ações (FREIRE, 1989). Investigou-se a presença frequente de objetos timbrados com as marcas de tais filmes, bem como o registro de objetos e narrações feitas durante as brincadeiras livres e jogos simbólicos. Buscou-se entender como o cinema tem permeado as práticas da Educação Infantil, mesmo que limitado ao aparelho de televisão, e quais os desafios atuais no aprender, desaprender e reaprender no envolvimento com a arte cinematográfica descrita por Fresquet (2010). Para isso, efetivou-se o diálogo com família, através de perguntas realizadas em questionário impresso e entrevista oral ― anamnese ―sobre a rotina dos alunos em suas casas. Optou-se também por um trabalho de campo com as crianças para ampliar o seu conhecimento de mundo, como visitas ao Parque Jardim Leblon e ao Museu dos Brinquedos. Durante esses deslocamentos, as crianças foram orientadas a fazerem exercícios fotográficos. Retomou-se as imagens registradas por elas para o trabalho de narração. Essa prática foi registrada através de um vídeo gravado, durante as narrativas dos alunos, a partir das fotos do passeio ao museu. Pode-se, assim, registrar com evidência o enriquecimento da narrativa oral das crianças, mas também como os programas veiculados pela televisão têm influenciado as falas das crianças diariamente.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57193
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Maria Helena Marques de Oliveira.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons