Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/57193
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | TV na educação infantil: proposta de diálogo entre família e escola |
Autor(es): | Maria Helena Marques de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Henrique Augusto Nunes Teixeira |
Primeiro membro da banca : | Sylvia Amélia Nogueira de Souza |
Resumo: | Este trabalho traz abordagens de um Plano ação desenvolvido coma Turma da União na Unidade Municipal de Educação Infantil Céu Azul (UMEI Céu Azul), constituída por vinte crianças na faixa etária de 4/5 anos, entre essas, seis do gênero feminino e catorze do gênero masculino. Desenvolveu-se uma pesquisa sobre a interferência da televisão ― através dos filmes comerciais de animação, indicados às crianças, e outros indicados aos adultos ― nas leituras do mundo infantil, suas narrativas e ações (FREIRE, 1989). Investigou-se a presença frequente de objetos timbrados com as marcas de tais filmes, bem como o registro de objetos e narrações feitas durante as brincadeiras livres e jogos simbólicos. Buscou-se entender como o cinema tem permeado as práticas da Educação Infantil, mesmo que limitado ao aparelho de televisão, e quais os desafios atuais no aprender, desaprender e reaprender no envolvimento com a arte cinematográfica descrita por Fresquet (2010). Para isso, efetivou-se o diálogo com família, através de perguntas realizadas em questionário impresso e entrevista oral ― anamnese ―sobre a rotina dos alunos em suas casas. Optou-se também por um trabalho de campo com as crianças para ampliar o seu conhecimento de mundo, como visitas ao Parque Jardim Leblon e ao Museu dos Brinquedos. Durante esses deslocamentos, as crianças foram orientadas a fazerem exercícios fotográficos. Retomou-se as imagens registradas por elas para o trabalho de narração. Essa prática foi registrada através de um vídeo gravado, durante as narrativas dos alunos, a partir das fotos do passeio ao museu. Pode-se, assim, registrar com evidência o enriquecimento da narrativa oral das crianças, mas também como os programas veiculados pela televisão têm influenciado as falas das crianças diariamente. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57193 |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Helena Marques de Oliveira.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons