Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/57243
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estado capitalista, trabalho docente e educação a distância |
Título(s) alternativo(s): | Capitalist state, teaching work and distance education |
Autor(es): | Mariana Novais Vieira Eucidio Pimenta Arruda |
Resumen: | O presente artigo tem como objetivo analisar a configuração do Estado capitalista na atualidade e as consequências daí decorrentes para as relações de trabalho, especificamente, para o trabalho docente nas universidades públicas, a partir da política de expansão do ensino superior através da Educação a Distância (EaD), com a institucionalização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, assume como suporte teórico-metodológico o materialismo histórico e aborda a configuração atual do Estado capitalista, que a partir dos anos de 1990 passou a seguir uma tendência gerencial, em consonância com os pressupostos do projeto político neoliberal da Terceira Via. O avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no campo educacional, principalmente com a difusão da modalidade da EaD, é resultado de uma concepção de Estado e de uma forma de funcionamento da política educacional defendida pelo bloco no poder, independentemente das implicações negativas que possa causar sobre os processos de trabalho e de formação humana. |
Abstract: | This article aims to analyze the current configuration of the capitalist State and the resulting consequences for labor relations, specifically, for teaching work in public universities, based on the policy of expanding higher education through Distance Education ( EaD), with the institutionalization of the Open University System of Brazil (UAB). To this end, it assumes historical materialism as a theoretical-methodological support and addresses the current configuration of the capitalist State, which from the 1990s onwards began to follow a managerial tendency, in line with the assumptions of the Third Way neoliberal political project. The advancement of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational field, mainly with the diffusion of distance learning modality, is the result of a conception of the State and a way of functioning of the educational policy defended by the block in power, regardless of the implications negative effects that it may have on work processes and human training. |
Asunto: | Estado Capitalismo Professores Ensino superior e Estado Ensino à distância Educação e Estado |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p9 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57243 |
Fecha del documento: | 17-oct-2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n7p9 |
metadata.dc.relation.ispartof: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estado capitalista, trabalho docente e educação a distância.pdf | 925.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.