Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57244
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Márcia Maria Dias | pt_BR |
dc.creator | Eucidio Pimenta Arruda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T16:46:35Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T16:46:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-17 | - |
dc.citation.volume | 4 | pt_BR |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.citation.spage | 37 | pt_BR |
dc.citation.epage | 51 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p37 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-7344 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57244 | - |
dc.description.abstract | This article aims to critically analyze the incorporation of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the context of initial training of History teachers, as well as to reflect on the appropriation of these technologies, beyond their instrumental mode, in the pedagogical practice of teachers of History of Basic Education. Therefore, it is assumed that the use of such technologies in teaching practice should be encouraged by their use in the teacher training process, taking into account the influences and marks that the pedagogical and didactic practices of higher education imprint. in initial teacher training, and, consequently, in the actions of these future teachers. Finally, it is concluded that teacher training involves critical and propositional training with regard to DICT in order to understand and take advantage of its resources in all social aspects and not only to become entangled in technological enchantments, imbued with different intentions policies. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado pelo emprego delas no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange as TDIC no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | @rquivo Brasileiro de Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de história | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias na educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Historia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Prática profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino à distância | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da informação e comunicação no contexto da formação, inicial e a distância, de professores de história | pt_BR |
dc.title.alternative | Information and communication technologies in the context of training, initial and distance, of history teachers | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n7p37 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9201-6530 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias da informação e comunicação no contexto da formação, inicial e a distância, de professores de história.pdf | 924.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.