Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57268
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Enfrentamento à pandemia: conhecimento acessível à comunidade
Título(s) alternativo(s): Coping with the pandemic: Knowledge accessible to the community
Autor(es): Maria do Carmo Barrosde Melo
Priscila Menezes Ferri Liu
Monica Maria de Almeida Vasconcelos
Carolina Ribeiro de Castro Pires
Gabriel Rocha
Marina Ribeiro Bartholo
Vitoria Andrade Palmeira
Daiana Elias Rodrigues
Resumen: A pandemia pela COVID-19 altera a saúde global e coloca em risco a comunidade e o grupo de pessoas com deficiência visual e surdas. Docentes e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais decidiram ofertar curso via e-mail e via página eletrônica para disseminar conhecimento sobre medidas preventivas e combate às fake News. A divulgação ocorreu dentro da comunidade universitária e em grupos comunitários. O objetivo deste estudo foi avaliar duas metodologias (por e-mail e pela página eletrônica) do curso, com avaliação do perfil dos participantes, da adesão e do desempenho. O curso contou com 1.841 inscritos. O grupo de participantes via e-mail apresentou em relação aos demais: idade superior (p<0,001); maior número de deficientes (p=0,008) e de mulheres (p<0,001); maior escolaridade (p<0,001). Constatou-se associação entre a metodologia do curso e ter ou não recebido o auxílio financeiro emergencial (p=0,001) devido à pandemia e possuir filhos (p<0,001). Ocorreu progressão no conhecimento em ambos os grupos. A persistência até o final do curso foi maior no sexo masculino com correlação positiva (p=0,03; força de associação de 5,1%). Aqueles que não finalizaram o curso apresentaram média de idade superior (37,5 anos) aos que finalizaram (35,6 anos), com p=0,04. Apesar da baixa adesão geral, o curso contribuiu de forma acessível para disseminação do conhecimento científico sobre a COVID-19.
Abstract: The COVID-19 pandemic alters global health and puts the community and the group of visually impaired and deaf at risk. Professors and students at the Federal University of Minas Gerais decided to offer courses via e-mail and via an electronic page to disseminate knowledge about preventive measures and combating the fake news. The divulgation took place within the University community and in community groups. The objective of this study was to evaluate two courses’ methodologies (by e-mail and via electronic page), with assessment of the participants' profile, adherence, and performance. The course had 1,841 participants. Participants via e-mail presented in relation to the others: older age (p <0.001); greater number of disabled people (p = 0.008) and of women (p <0.001); higher education (p <0.001). There is an association between the course methodology and having or not receiving emergency financial aid due to the pandemic (p = 0.001) and having children (p <0.001). There was a progression in knowledge in both groups. Persistence to finish the course was more common in males with a positive correlation (p = 0.03; association strength of 5.1%). Those who did not finish the course had a higher average age (37.57 years) than those in the group that finished (35.66 years), with p = 0.04. The course had positive points, despite the low adherence, helped the community, the visually impaired and the deaf to have access to general knowledge about COVID-19.
Asunto: Saúde Pública
Pessoas com Deficiência Visual
Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva
Pandemia
COVID-19
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.34117/bjdv7n4-462
URI: http://hdl.handle.net/1843/57268
Fecha del documento: abr-2021
metadata.dc.url.externa: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28464
metadata.dc.relation.ispartof: Brazilian Journal of Development
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Enfrentamento a pandemia Conhecimento acessível a comunidade pdfa.pdf341.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.