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http://hdl.handle.net/1843/57288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Henrique Augusto Nunes Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3140510626136208 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Juliana Gouthier Macedo | pt_BR |
dc.creator | Isabel Maria da Cunha Ivas de Rezende | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T12:10:41Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01T12:10:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57288 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho surgiu a partir da observação sobre as dificuldades presentes no cotidiano escolar, como a falta de envolvimento e o interesse dos estudantes com a escola, a sua incapacidade de desconstruir a atual estrutura escolar que lhes é imposta e ainda a dificuldade do docente em lhes proporcionar uma percepção ampliada em relação ao assunto apresentado. Diante disso, procurou-se elaborar, ao ter como referência a produção cinematográfica autoral e as experiências fílmicas de Adriana Fresquet (2013), uma experiência de criação coletiva de um vídeo artístico/documental, realizado pelos estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Essa produção teve como objetivo o desenvolvimento da criatividade, a experiência em arte, a percepção de si mesmo, de suas potencialidades e ainda sua inclusão na sociedade, através do audiovisual. Para sua elaboração, tomou-se como princípio a ideia de alteridade de Alain Bergala (2008), em que os jovens realizadores desse trabalho necessariamente precisaram se colocar no lugar do outro. Outra consideração foi em relação ao conceito de autopoiesis de Humberto Maturana (1997), que propiciou a reflexão sobre a interação do jovem com o mundo, evidenciando a sua percepção e, consequentemente, a sua capacidade de autorreferência. Observou-se também a “prática de embrutecimento” de Jacques Rancière (2012), como uma das causas dos constantes conflitos existentes nas escolas. A realização do vídeo artístico/documental demandou conhecimento técnico e organização dos tempos e espaços da escola. O seu processo de produção e o resultado final demonstraram que a escola permanece em um lugar ainda aquém das potencialidades da juventude. Entender esses aspectos e dialogar sobre junto às gestões escolares e aos docentes são ações fundamentais para viabilizar essa prática libertadora. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Autopoiesis | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | Expressão audiovisual na juventude: possibilidades de resgate e valorização da memória individual através da produção autoral | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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