Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57290
Type: Monografia (especialização)
Title: O cinema como espelho: usando filmes para trabalhar valores com crianças na faixa etária de 8 a 10 anos de idade
Authors: Helinara Cristina Neves dos Santos
First Advisor: Carmen Lúcia Eiterer
First Referee: Amarilis Coelho Coragem
Abstract: Este plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte durante o segundo semestre do ano de 2014. Teve como objetivo provocar uma reflexão sobre gestos e atitudes nas crianças de 8 a 10 anos através da linguagem cinematográfica e analisar os filmes estabelecendo um diálogo com os valores encontrados nas películas e incorporar a sétima arte no repertório das crianças, ampliando assim a potencialidade no exercício de análise crítica reflexiva dentro e fora da escola. Para a concretização deste trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos da Inês Teixeira (2014), Rosália Duarte (2009), Mônica Fantin ( 2007) e Adriana Fesquet (2013) que valorizam o uso do cinema como uma arte a ser explorada na escola e tem um grande potencial de conhecimento, informação e aprendizado. Os resultados confirmam a importância do cinema para estas crianças e o quão foi produtivo o trabalho que os alunos passaram a utilizar o cinema como fonte para descobrir o dessabido.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57290
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helinara Cristina Neves dos Santos.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons