Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57305
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Leitura deleite como espaço de incentivo à leitura e construção do conhecimento
Título(s) alternativo(s): Idelightful reading as a space of motivation to read and construction of knowledge
Autor(es): Regilane Gava Lovato
Francisca Izabel Pereira Maciel
Resumo: Em um momento conturbado em que vivemos – 2016 – frente à descontinuidade de ações educacionais bem-sucedidas, é oportuno refletirmos, em especial, sobre um programa de formação continuada de professores alfabetizadores: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este artigo aborda resultados de uma pesquisa realizada em 2014/15, no município de Castelo/ES, com professoras participantes do PNAIC, desde o ano de 2013, com o objetivo de analisar como as professoras do município de Castelo/ES se expressavam sobre suas práticas e saberes docentes, após a formação. Para a coleta dos dados, utilizamos a análise documental, entrevistas semiestruturadas, anotações das reuniões de planejamentos semanais das professoras alfabetizadoras e pesquisa sobre o PNAIC. Neste texto abordaremos a leitura deleite por ser este um dos conhecimentos adquiridos durante a formação, extremamente destacado pelas professoras.
Abstract: In a troubled time facing in 2016 – against discontinuity successful educational activities, it is appropriate to reflect in particular on a continuing education program of literacy teachers: (National Pact for Literacy in the Age One) (PNAIC). This article discusses results of a survey held in 2014/15, in Castelo / ES with the participating teachers of PNAIC since the year 2013, in order to analyze how the teachers in Castelo City/ES were expressed about their practices and teaching knowledge, after that formation. To collect the data, there was used document analysis, interviews semi structured, notes the weekly planning meetings of teachers literacy teachers and research on PNAIC. This paper approaches the enjoyable reading like one of the knowledge acquired during the training, extremely detached by teachers.
Assunto: Professores alfabetizadores -- Formação
Professores -- Formação
Leitura
Incentivo à leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.115
URI: http://hdl.handle.net/1843/57305
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/115
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Alfabetização
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura deleite como espaço de incentivo à leitura e construção do conhecimento.pdf198.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.