Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57318
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): The hard transition: family participation in professional choice of young people High School graduates
Autor(es): Rosa Exaltação Coutrim
Maria Amália de Almeida Cunha
Daniel Abud Seabra Matos
Resumo: O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.
Abstract: The end of high school is a time of difficult transition to adulthood. In order to understand how different spheres of socialization influence in this crucial phase of decision making and planning towards the future, for this research we selected students from four public schools in Minas Gerais, two of them located in Belo Horizonte, the other two in Mariana. The selected methodology was qualitative and the techniques used were questionnaire and interview. The questionnaire aimed to identify trends and make a descriptive outlook of young graduates and their families. The interviews contributed to an analysis of everyday reality and intergenerational transfers between grandparents, parents and young people. Thus, this research discusses how different generations present in the same domestic space facing the entrance in the labor market, as they build their strategies and plans to the future, and how they relate to other spheres of socialization.
Assunto: Educação
Juventude
Ensino médio
Orientação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186
URI: http://hdl.handle.net/1843/57318
Data do documento: 2-Abr-2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4614
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade
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