Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57321
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
Título(s) alternativo(s): Reflections on the end of the open university system in Brazil as a foundation for the strengthening of public policies in higher education in distance in Brazil
Autor(es): Eucidio Pimenta Arruda
Resumen: Este artigo tem como objetivo problematizar a fragilidade da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior e a relação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o enfraquecimento da construção de políticas públicas voltadas para a constituição de uma Educação a Distância pública que tenha como parâmetro o fortalecimento da modalidade em todos os níveis. Inicialmente discute-se como que, apesar de 10 anos de existência do sistema UAB, ainda prevalecem políticas emergenciais de oferta de EaD nas instituições públicas, que se consubstanciam no desenvolvimento de poucas políticas que institucionalizem a EaD. Em seguida, problematiza-se como o sistema UAB, ao direcionar todas as políticas para a formação de professores, acabou por fragilizar a modalidade de EaD nas instituições públicas. Por fim, chega-se à conclusão de que o sistema UAB, apesar de ter sido o fomentador da EaD, tornou-se também o obstáculo para que a EaD consiga se consolidar e ampliar os campos de atuação.
Abstract: This article aims to problematize the fragility of Distance Education in public institutions of higher education and the relationship of the Open University of Brazil (UAB) system with the weakening of the construction of public policies aimed at the constitution of Public Distance Education (DE) that has as a parameter the strengthening of the modality at all levels. Initially, it is argued that, despite 10 years of existence of the UAB system, emergency policies for the provision of DE still prevail in public institutions, which are consubstantiated in the development of few policies that institutionalize DE. Then, it is problematic how the UAB system, in directing all the policies for the formation of teachers, ended up weakening the modality of EaD in the public institutions. Finally, it is concluded that the UAB system, despite being the promoter of the DE, has also become the obstacle for the DE to be able to consolidate and broaden its scope.
Asunto: Educação - Estudo e ensino
Ensino superior
Universidades e faculdades
Professores - Formação
Políticas públicas
Ensino à distância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7807
URI: http://hdl.handle.net/1843/57321
Fecha del documento: 31-may-2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7807
metadata.dc.relation.ispartof: Momento - Diálogos em Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.