Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEucidio Pimenta Arrudapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T19:53:10Z-
dc.date.available2023-08-01T19:53:10Z-
dc.date.issued2018-05-31-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage90pt_BR
dc.citation.epage107pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7807pt_BR
dc.identifier.issn2316-3100pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57321-
dc.description.abstractThis article aims to problematize the fragility of Distance Education in public institutions of higher education and the relationship of the Open University of Brazil (UAB) system with the weakening of the construction of public policies aimed at the constitution of Public Distance Education (DE) that has as a parameter the strengthening of the modality at all levels. Initially, it is argued that, despite 10 years of existence of the UAB system, emergency policies for the provision of DE still prevail in public institutions, which are consubstantiated in the development of few policies that institutionalize DE. Then, it is problematic how the UAB system, in directing all the policies for the formation of teachers, ended up weakening the modality of EaD in the public institutions. Finally, it is concluded that the UAB system, despite being the promoter of the DE, has also become the obstacle for the DE to be able to consolidate and broaden its scope.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo problematizar a fragilidade da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior e a relação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o enfraquecimento da construção de políticas públicas voltadas para a constituição de uma Educação a Distância pública que tenha como parâmetro o fortalecimento da modalidade em todos os níveis. Inicialmente discute-se como que, apesar de 10 anos de existência do sistema UAB, ainda prevalecem políticas emergenciais de oferta de EaD nas instituições públicas, que se consubstanciam no desenvolvimento de poucas políticas que institucionalizem a EaD. Em seguida, problematiza-se como o sistema UAB, ao direcionar todas as políticas para a formação de professores, acabou por fragilizar a modalidade de EaD nas instituições públicas. Por fim, chega-se à conclusão de que o sistema UAB, apesar de ter sido o fomentador da EaD, tornou-se também o obstáculo para que a EaD consiga se consolidar e ampliar os campos de atuação.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofMomento - Diálogos em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSistema UABpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subject.otherEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.titleReflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeReflections on the end of the open university system in Brazil as a foundation for the strengthening of public policies in higher education in distance in Brazilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7807pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9201-6530pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.