Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/57322
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A cidade como espaço de aprendizagem: educação e mobilidade na formação docente |
Título(s) alternativo(s): | The city as a learning space: education and mobility in teacher education La ciudad como espacio de aprendizaje: educación y movilidad en la formación docente |
Autor(es): | Simone de Lucena Ferreira Eliane Schlemmer Eucidio Pimenta Arruda |
Resumen: | Este artigo apresenta parte de uma pesquisa, em andamento, financiada pelo Edital CAPES/FAPITEC/SE N° 10/2016 - Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Sergipe. Esta pesquisa, desenvolvida em rede, tem como finalidade a promoção de ações colaborativas e cooperativas, na perspectiva da compreensão sobre como a cidade pode se constituir em espaços de convivência híbridos e multimodais de aprendizagem no âmbito da gamificação na educação na era da mobilidade. Participam desta investigação três universidades brasileiras Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e seus respectivos programas de pós-graduação, linhas e grupos de pesquisa. Como resultado, parcial, observamos um gap existente entre o mundo das crianças e adolescentes e o mundo da escola (o que envolve a formação docente em diferentes níveis), que apesar de seu caráter histórico, precisa problematizar as dimensões da instabilidade tecnológica vivenciadas pela juventude. |
Abstract: | This paper presents part of an ongoing research, funded by the CAPES/ FAPITEC-SE n.10/2016 – through a program that promotes academic mobility of scholars and increase academic cooperation of post-graduate programs in Sergipe. This research, developed in a network, aims at promoting collaborative and cooperative actions, with the perspective of understanding how the city can be made up in hybrid and multimodal learning spaces into the research scope of gamification in education in the era of mobility. Three Brazilian universities; Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), and their respective Graduate Programs of Education participate in this research. As partial results of this investigation, we observe a gap between the world of children and teenagers and the world of school (that involves teacher education at different levels), which despite its historical character, needs to problematize the dimensions of technological instability experienced by youth. |
Asunto: | Educação Inovações educacionais Gamificação Educadores - Formação Professores - Formação Tecnologia educacional Comunidade e escola |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57322 |
Fecha del documento: | dic-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/10214 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Tempos e Espaços em Educação |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A cidade como espaço de aprendizagem educação e mobilidade na formação docente.pdf | 294.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.