Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57326
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dimensões da inteligência artificial no contexto da educação contemporânea
Título(s) alternativo(s): Dimensions of artificial intelligence in the context of contemporary education
Autor(es): Bergston Luan Santos
Eucidio Pimenta Arruda
Resumo: O objetivo desse artigo é problematizar a Inteligência Artificial (I.A.) no contexto da educação, sobretudo nas perspectivas postas para o ensino, a aprendizagem e o trabalho docente. Para o desenvolvimento deste trabalho, de caráter bibliográfico, procuramos desenvolver argumentos e problematizações científicas de modo a dialogar com a questão. De forma mais aprofundada, procuramos compreender como as I.A. direcionam as ideias e propostas sobre a posição ou mesmo reconfiguração do trabalho docente. Analisamos os discursos presentes no desenvolvimento de I.A. voltados para formação aberta e livre, mediada por tecnologias e internet. Procuramos ainda problematizar as implicações das I.A. no trabalho docente, sobretudo no que implica na mudança em seu trabalho e na sua formação, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico complexifica a docência por incluir a ferramenta e a linguagem de programação no cotidiano do trabalho do professor.
Abstract: The purpose of this article is to problematize Artificial Intelligence (I.A.) in the context of education, especially in the perspectives placed on teaching, learning,and teaching work. For the development of this bibliographic work, we seek to develop scientific arguments and problematizations to dialogue with the issue. In more depth, we seek to understand how the I.A. directs the ideas and proposals about the position or even reconfiguration of the teaching work. We analyze the discourses present in the development of the I.A. focused on open and free training, mediated by technologies and the internet. We also sought to problematize the implications of the I.A. in the teaching work, especially in what it implies in the change in its work and its formation since such technological development complexifies the teaching by including the tool and the programming language in the daily work of the teacher.
Assunto: Ensino e aprendizagem
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Prática profissional
Tecnologia educacional
Prática pedagógica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57326
Data do documento: 10-Dez-2019
metadata.dc.url.externa: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.234.08
metadata.dc.relation.ispartof: Educação Unisinos
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dimensões da inteligência artificial no contexto da educação contemporânea.pdf389.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.