Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57347
Type: Monografia (especialização)
Title: A importância da argumentação na obtenção da nota 1.000 no Enem
Authors: Mayron Augusto Araujo Dalariva
First Advisor: Wander Emediato de Souza
First Referee: Helcira Maria Rodrigues de Lima
Second Referee: Renan Belmonte Mazzola
Abstract: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, nasceu com o objetivo de revelar um panorama da realidade da Educação Básica no Brasil. Hoje, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio e fornecer um indicador de qualidade da educação no país. O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma com quarenta e cinco questões de múltipla escolha e também inclui uma redação, na qual o estudante deve produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar principalmente a argumentação e a estruturação de quatro redações que obtiveram nota máxima no exame, nota mil, com o propósito de verificar a qualidade argumentativa e o atendimento às diferentes competências exigidas na prova de redação do exame tendo como referência principal os autores Charaudeau (2009) e Emediato (2004). Por meio de uma revisão bibliográfica, será analisado os mecanismos que envolvem uma boa argumentação e construído um paralelo sobre como o conhecimento acerca dos tipos de argumentos e dos operadores argumentativos podem influenciar os estudantes na obtenção de uma nota 1000 na redação do Enem. Através dessa análise serão propostas sugestões para que o ensino argumentativo seja mais efetivo nas instituições escolares. Através desse estudo pode-se concluir que no caso das redações do Enem, o participante deve empregar argumentos de modo a fazer com que seu texto seja persuasivo.
Abstract: The National Secondary Education Examination (ENEM), created in 1998, was born with the aim of revealing an overview of the reality of Basic Education in Brazil. Today, it aims to evaluate the performance of high school students and provide an indicator of the quality of education in the country. The Enem is composed of four objective tests, each with forty-five multiple-choice questions and also includes an essay, in which the student must produce a dissertation-argumentative text on a proposed topic. This academic work aims to analyze mainly the argumentation and structuring of four essays that obtained the maximum score in the exam, grade one thousand, with the purpose of verifying the argumentative quality and compliance with the different skills required in the exam's writing test, having as main reference the authors Charaudeau (2009) and Emediato (2004). Through a bibliographical review, the mechanisms that involve a good argument will be analyzed and a parallel will be built on how knowledge about the types of arguments and argumentative operators can influence students in obtaining a score of 1,000 in the Enem essay. Through this analysis, suggestions will be proposed for argumentative teaching to be more effective in school institutions. Through this study, it can be concluded that in the case of the Enem essays, the participant must use arguments in order to make his text persuasive.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57347
Issue Date: 11-May-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC UFMG - Mayron 18.07.2023.pdf618.95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons