Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57352
Type: Monografia (especialização)
Title: A prática de produção textual a partir do uso do aplicativo Canva: uma proposta de postagem no Instagram
Authors: Cora Conte
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Francis Arthuso Paiva
Second Referee: Graciele Martins Lourenço
Abstract: Após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais do que nunca, impera a necessidade de desenvolver dentro da sala de aula os multiletramentos (ROJO, 2013), principalmente, depois da pandemia de covid-19, em que as tecnologias se tornaram o meio principal para viabilizar a aprendizagem devido ao isolamento social. Diante desse contexto, o presente trabalho analisa a aplicação de uma proposta de redação aplicada para o 9º ano do Ensino Fundamental com objetivo compreender uma prática de ensino de produção textual durante a pandemia e o uso da ferramenta Canva para viabilizar esse ensino. Para isso, é realizada a descrição do contexto de aplicação da proposta e, em seguida, com base no que orienta Leal (2011), é feita a análise da situação de produção proposta, a qual solicita a escrita de uma postagem da rede social Instagram. Por fim, são analisados alguns exemplos de produção dos alunos a fim de avaliar o resultado da atividade e o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Como resultado, observou-se que o Canva e a proposta estruturada de produção textual contribuíram significativamente para a prática de ensino de escrita no contexto aplicado.
Abstract: After the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), there is an increasingly need to foster multiliteracies within the classroom (ROJO, 2013), particularly in the aftermath of the covid-19 pandemic, in which technologies have become the primary means of facilitating learning due to social isolation. In this backdrop, the present study analyzes the implementation of a writing proposal applied to the 9th grade of Elementary School, with the aim of understanding a practice of teaching textual production during the pandemic, and the utilization of the Canva tool to enable such instruction. To accomplish this, the application context of the proposal is described, followed by an analysis of the proposed production situation, in accordance with the guidance provided by Leal (2011). The task involves composing a social media post for the Instagram platform. Lastly, some examples of student productions are analyzed to evaluate the outcomes of the activity and the development of students' digital literacy. The findings reveal that both Canva and the structured proposal for textual production significantly contributed to the teaching practice of writing in the applied context.
Subject: Leitura - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57352
Issue Date: 6-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Cora Conte _final_revisado.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons