Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/57365
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Apresentação - Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito |
Título(s) alternativo(s): | Presentation – Biographical narratives, temporalities and hermeneutics of the subject |
Autor(es): | Maria Amália de Almeida Cunha Hervé Breton |
Resumen: | Narrar uma experiência envolve organizá-la temporalmente, encontrar as palavras para serem ditas e configurar os momentos e os períodos da vida em uma história. Assim, para que os processos de compreensão e autoformação aconteçam, a experiência deve se tornar dizível para, em seguida, construir uma unidade histórica que pareça verdadeira e completa do ponto de vista do narrador. Neste sentido, as dimensões temporais parecem determinantes sobre os efeitos formativos da narração: duração das experiências vividas a partir das quais se desenrola a narração biográfica; tempo disponível para compor um relato, escrevê-lo e socializá-lo; distância temporal do vivido ao momento de sua narração, entre outras. O objetivo deste dossiê é, portanto, analisar os tensionamentos que envolvem a dinâmica das temporalidades da narrativa, seus efeitos e os processos de compreensão que dela resultam. |
Abstract: | Narrating an experience entails temporally organizing it, finding the words to be said and configuring moments and periods of life into a story. Thus, in order for the comprehension and self-formation processes to happen, the experience must become sayable, and then built into a story unity which may seem true and complete from the point of view of the narrator. In this sense, the temporal dimensions appear determinant to the formative effects of narration: duration of the lived experiences from which biographical narration unfolds; available time to compose a story, write it and socialize it; the time gap between experience and its narration; and others. This dossier aims to analyse the tensions evolving the dynamics of narrative’s temporalities, as well as its effects and the comprehension processes that arises from it. |
Asunto: | Autobiografia Hermenêutica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/0104-4060.79134 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57365 |
Fecha del documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/er/a/9ZdCv7rr7kWCR4gGxvry45S/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educar em Revista |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Apresentação – Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito.pdf | 235.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.