Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57366
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação família-escola na percepção da gestão escolar: entre estratégias e negociações para a convivência
Título(s) alternativo(s): The family-school relation in the school management view: between strategies and negotiations of coexistence
La relation famille-école dans la perception de la gestion scolaire: entre stratégies et négociations pour vivre ensemble
Autor(es): Priscila de Oliveira Coutinho
Maria Amália de Almeida Cunha
Guilherme de Alcantara
Resumen: Este trabalho pretende contribuir para os estudos da relação família-escola, de gestão e organização escolar, trazendo como agente desta trama o gestor escolar e sua capacidade de mobilizar recursos de senso prático para enfrentar os conflitos e tensões do cotidiano de um estabelecimento situado em um território vulnerável. Munidos de uma espécie de perspicácia sociológica “espontânea”, os gestores criam estratégias com o objetivo de sensibilizar as famílias para as necessidades da ordem escolar. O artigo analisa duas dessas estratégias: a) utilização de uma pedagogia do controle emocional que envolve aconselhamento e sutis demonstrações de respeito e consideração aos alunos e suas famílias e b) invocação de discursos de matiz religiosa para resolver conflitos institucionais, sobretudo de ordem disciplinar. A metodologia incluiu observação de campo ao longo de quinze meses e sete entrevistas semiestruturadas com os diretores e coordenadores pedagógicos. Concluiu-se que as estratégias mobilizadas, embora não sejam suficientes para dirimir as dissonâncias entre as ordens escolar e doméstica, iluminam aspectos menos explícitos e também menos estudados da relação entre escola e famílias, e nesse sentido auxiliam na compreensão de como essa relação se constitui na convivência cotidiana.
Abstract: The aim of this research is to contribute to the studies of the family-school relationship focused on the school management, bringing as an agent of this task its managers and their abilities to mobilize resources of practical sense to face the daily conflicts and tensions of a school located in the vulnerable territory. Armed with a kind of “spontaneous” sociological insight, managers create strategies to make families aware of the school's needs. This paper analyses two of these strategies: a) the use of a pedagogy of emotional control which involves counseling and subtle demonstrations of respect and consideration for students and their families and b) the invocation of religiously oriented discourses to resolve institutional conflicts, especially the disciplinary ones. The methodology that was used includes field observation over fifteen months and seven semi-structured interviews with school principals and pedagogical coordinators. The result of this research is that the adopted strategies, although not sufficient to resolve the dissonances between school and domestic orders, bring to light less explicit and less studied aspects of the relationship between school and families, and in this regard, help to understand how this relationship is built in everyday life.
Asunto: Gestão escolar
Estratégias
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70650
URI: http://hdl.handle.net/1843/57366
Fecha del documento: 8-nov-2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/70650
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A relação família-escola na percepção da gestão escolar_ entre estratégias e negociações para a convivênci.pdf275.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.