Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lílian C. B. Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510813828334016pt_BR
dc.contributor.referee1Natalino Silvapt_BR
dc.creatorAdriana de Campospt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T12:17:40Z-
dc.date.available2023-08-03T12:17:40Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57397-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar as discriminações e preconceitos raciais com as religiões de matrizes africanas nas aulas de Ensino Religioso, buscando realizar um trabalho de qualificação das diferenças para progredir até o diálogo inter-religioso. Para buscar o diálogo inter-religioso e a legitimação das religiões Afro-Brasileiras foi necessário uma reflexão sobre o Pluralismo Religioso gerado na pós-modernidade e a perda de plausibilidade da Igreja Católica. Perpassa-se nesta monografia alguns marcos legais que foram responsáveis pela mudança no modo de compreensão do Ensino Religioso que passou, progressivamente, para o patamar de exclusividade da Igreja Católica para a ideia de pluralismo religioso, Foi realizado um trabalho de intervenção na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco nas aulas de Ensino Religioso que é uma disciplina que sofreu inúmeros conflitos no meio educacional, com o intuito de desconstruir preconceitos para construir o reconhecimento e valorização do diferente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPluralismopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectReligiões de matrizes africanaspt_BR
dc.subjectDiálogo inter-religiosopt_BR
dc.titleAs religiões de matrizes africanas nas aulas de ensino religioso: desafios e perspectivas para desconstruir posturas discriminatórias raciais históricas e construir um diálogo inter-religioso na vertente do direito à igualdade e à diferençapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana de Campos.pdf337.44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons