Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57397
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lílian C. B. Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1510813828334016 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Natalino Silva | pt_BR |
dc.creator | Adriana de Campos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T12:17:40Z | - |
dc.date.available | 2023-08-03T12:17:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57397 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar as discriminações e preconceitos raciais com as religiões de matrizes africanas nas aulas de Ensino Religioso, buscando realizar um trabalho de qualificação das diferenças para progredir até o diálogo inter-religioso. Para buscar o diálogo inter-religioso e a legitimação das religiões Afro-Brasileiras foi necessário uma reflexão sobre o Pluralismo Religioso gerado na pós-modernidade e a perda de plausibilidade da Igreja Católica. Perpassa-se nesta monografia alguns marcos legais que foram responsáveis pela mudança no modo de compreensão do Ensino Religioso que passou, progressivamente, para o patamar de exclusividade da Igreja Católica para a ideia de pluralismo religioso, Foi realizado um trabalho de intervenção na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco nas aulas de Ensino Religioso que é uma disciplina que sofreu inúmeros conflitos no meio educacional, com o intuito de desconstruir preconceitos para construir o reconhecimento e valorização do diferente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Pluralismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Religiões de matrizes africanas | pt_BR |
dc.subject | Diálogo inter-religioso | pt_BR |
dc.title | As religiões de matrizes africanas nas aulas de ensino religioso: desafios e perspectivas para desconstruir posturas discriminatórias raciais históricas e construir um diálogo inter-religioso na vertente do direito à igualdade e à diferença | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adriana de Campos.pdf | 337.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License