Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57409
Type: Monografia (especialização)
Title: A construção da identidade racial: algumas reflexões a partir da sala de aula
Authors: Edineia Cristina da Cruz Santos
First Advisor: Marlene de Araújo
Abstract: A escolha por esta pesquisa tem a intenção de refletir com os estudantes as relações étnicoraciais, construção de identidade cultural e étnica, conceito de racismo, discriminação e preconceito que acontecem no cotidiano escolar. Neste estudo, a partir da prática realizada, será possível aprender em primeiro lugar conceitos sobre o racismo, a discriminação e o preconceito que permeiam as relações interpessoais no cotidiano da sala de aula e que vão influenciando negativamente na formação cidadã dos/as estudantes. Desta forma, o pilar fundamental para as discussões e reflexões será com a lei 10639/03 que propiciará estudos aprofundados sobre a temática no ambiente escolar. Discutir sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar é fundamental para a sociedade brasileira como um todo. Pois vivemos numa sociedade que vem sendo marcada historicamente por desigualdades sociais que precedem desde a época da escravidão e se perpetua até os nossos dias. Em segundo lugar, vem a questão do ambiente escolar(sala de aula), onde crianças negras agridem verbalmente outras também negras de nomes perjorativos como “ macaca” “neguinha” “nega do cabelo duro” como se elas não fossem negras como as demais. Diante deste contexto, iniciei a proposta de trabalho com o teste da boneca, que causou um grande impacto, pelo fato de serem crianças bem pequenas e que já tinham uma noção da imagem do/a negro/a na sociedade. Logo após foi realizado o trabalho com o teste do pescoço,que seria a identificação do contingente de pessoas negras e que trabalham em funções subalternas do comércio e escritórios, como também quem são as pessoas que utilizam o transporte público, o serviço do posto de saúde, quem são os alunos que frequentam as escolas públicas, este último foi para causar reflexão. Próximo passo foi ver e dialogar sobre o filme “Vista minha pele”, na qual eles deveriam descrever que contexto era aquele, o que acontecia quem eram os personagens e por quê? Existia alguma semelhança com o nosso cotidiano da sala de aula ou da escola? Foi uma discussão instigante e muito rica de reflexões, participação e opiniões a acerca dos acontecimentos vivenciados. Assim diante das experiências vivenciadas, fomos estudando os conceitos, e aprofundando os conhecimentos acerca da lei 10639/2003 e o seu contexto histórico de criação.
Abstract: This theme was chosen with the intention of do have reflective work with the students about ethnic- racial matters, building of cultural and ethnic identity, racism, prejudice and discrimination that happen inside school on a daily basis. In this study, having the practice as a starting point, it will be possible firstly learn about the concepts of racism, prejudice and discrimination that permeate the interpersonal relations inside the school and have negative influence on the citizen education of the students. This way, the milestone for the discussion and reflection will be the 10639/03 law, that will provide detailed studies about the theme in the school environment. Discussing about the ethnic –racial matters at school is vital for the whole Brazilian society. We live in a historically uneven society, since slavery days until today. Secondly, there is the issue of the school environment (classroom) where black children verbally assault other black children calling them name such as “ monkey” “nigga” or “ bad hair nigga” as if they weren’t black like the others. In light of this context, I started the work with the “doll test” which had a big impact, because since really young, the children already had an idea of the image of the black people in society. Right after, the “neck test” was done, to identify the number of black people working in subordinate positions in shops and offices, as well as people who use public transport and children that go to public schools for them to reflect. Later, we watched and discussed the movie “Vista minha pele” where the students reflected, and answered some questions comparing the film with their own reality. After the experience we studied concepts and learning more deeply about the 10639/03 law and its historical context of creation.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57409
Issue Date: 9-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edneia Cristina da Cruz.pdf248.96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons