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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A humanização da atividade física em um programa governamental: um olhar necessário
Título(s) alternativo(s): The humanization of physical activity in a governmental program: a necessary look
La humanización de la actividad física en un programa gubernamental: una mirada necesaria
Autor(es): Marcos Gonçalves Maciel
Luiz Alex Silva Saraiva
José Clerton de Oliveira Martins
Paulo Roberto Vieira Junior
Resumen: O objetivo deste estudo foi analisar as aulas de um programa governamental de atividade física. Trata de uma pesquisa de caráter qualitativo-descritivo, do tipo estudo de caso, sendo a escolha do local feita de forma intencional. Como procedimento metodológico para a coleta dos dados foi utilizada a observação não participante. Para a análise das informações, adotou-se a abordagem fenomenológica. Como principal resultado, identificou-se o desenvolvimento de aulas semelhantes às realizadas em academias de ginástica. Conclui-se que, para além dessa perspectiva de modalidade de aula, deve-se buscar a humanização dessas vivências, considerando a qualificação do movimento como expressão de subjetividades por meio das experiências de ócio.
Abstract: The objective of this study was to analyze the classes of a physical activity governmental program. A qualitative- descriptive study, using case studies, was developed in a place intentionally chosen. Nonparticipant observation was used as the methodological procedure for data collection. A phenomenological approach was adopted to analyze data. Similar classes to those taught in gyms were identified as the main result. In conclusion, in addition to this perspective of class modality, the humanization of these experiences must be sought, considering the qualification of the movement as an expression of subjectivities by means of leisure experiences.
Asunto: Exercícios físicos
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.1590/1807-57622017.0238
URI: http://hdl.handle.net/1843/57452
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000401235&lng=en&nrm=iso
metadata.dc.relation.ispartof: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
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