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http://hdl.handle.net/1843/57508
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Identidade afro-brasileira: os cabelos são crespos sim! |
Authors: | Gisele Cristina de Oliveira |
First Advisor: | Michele Lopes da Silva Alves |
First Referee: | Ana Amélia de Paula Laborne |
Abstract: | Este trabalho acadêmico trata da questão da identidade capilar afro-brasileira. A metodologia utilizada foi levar para a escola a Lei 10.639/03, textos em prosa e em verso, vídeos e depoimentos que trazem como tema os cabelos crespos. O objetivo foi fomentar a discussão dos estudantes da EJA, em relação à história, importância e significado dos cabelos, no tocante a construção da identidade humana, principalmente da identidade negra. Pois, pouco se fala sobre a sua representação, assim como, o que cada estilo deseja passar para a sociedade, como o individuo se vê, e como ele é visto por ela a partir da opção do estilo de cabelo adotado. O corpo humano constitui uma maneira de expressar a trajetória de vida de cada um, culminando em sua história através de suas escolhas, podendo estas serem diagnosticadas através das vestes, do modo de andar, de falar assim como, o estilo do cabelo, constituindo desta forma, uma maneira de expressar suas opções culturais, sociais e políticas. Neste sentido, a proposta de trabalho trouxe, para a sala de aula, um tema instigante, que mexeu bastante com a identidade dos estudantes e isso fez com que ele participasse das atividades desenvolvidas. De acordo com os resultados obtidos, foi possível constatar a relevância dessa proposta pedagógica, uma vez que se percebeu conforme a participação dos alunos, a crítica em relação aos assuntos discutidos. Diagnosticou que várias pessoas sofreram discriminação na escola, por conta da sua aparência e sua opção referente ao estilo de cabelo, deixando de certa forma cicatrizes em seu interior, em razão das citações negativas reveladas. Mas, notou-se também como muitos alunos são donos de sua história, da sua identidade, principalmente aquelas caraterizadas pela valorização dos cabelos e do corpo. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57508 |
Issue Date: | 9-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
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