Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57511
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A efetivação da lei 10.639/2003 na sala de aula: apesar dos entraves, uma possibilidade
Autor(es): Vânia Grigório
Primeiro Orientador: Analise de Jesus da Silva
Primeiro membro da banca : Ramuth Pereira Marinho
Resumo: A sociedade brasileira caracteriza-se por uma pluralidade étnica, sendo esta produto de um processo histórico, que inseriu num mesmo cenário, quatro grupos distintos: indígenas, europeus, negros e asiáticos. Esse contato favoreceu aparecimento de diversas culturas, levando à construção de um país inegavelmente miscigenado. Este trabalho aborda a temática da interpretação dos rótulos e preconceitos vivenciados pela criança negra, na construção de sua identidade no cotidiano escolar, de como a escola contribui com esta perpetuação e de possibilidades de um trabalho voltado para o combate ao preconceito racial. A relação estabelecida entre crianças brancas e negras nos espaços livres escolares pode acontecer de modo tenso, segregar e ou excluir a criança negra e o discurso “padrão” pode ser incorporado por algumas crianças de modo maciço, e então se reconhecer dentro dele: "feia, preta, fedorenta, cabelo duro", iniciando o processo de desvalorização de seus atributos individuais, podendo, assim, interferir na construção da sua identidade de sujeito. Dessa forma, compreende-se que a escola tanto pode ser um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito a partir do momento em que se propõe a realizar este trabalho. Através de análise de projeto sugerido e aplicado em uma escola pública de Nova Lima, procurou-se mostrar como o trabalho é possível, mesmo em uma realidade de pouca formação dos professores sobre a temática, mas onde a coordenação coloca este trabalho como necessário para se formar cidadãos conscientes na questão de sua identidade racial e educados para as relações raciais.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57511
Data do documento: 9-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

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