Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57511
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dc.contributor.advisor1Analise de Jesus da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5611485566781092pt_BR
dc.contributor.referee1Ramuth Pereira Marinhopt_BR
dc.creatorVânia Grigóriopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:33:47Z-
dc.date.available2023-08-07T12:33:47Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57511-
dc.description.resumoA sociedade brasileira caracteriza-se por uma pluralidade étnica, sendo esta produto de um processo histórico, que inseriu num mesmo cenário, quatro grupos distintos: indígenas, europeus, negros e asiáticos. Esse contato favoreceu aparecimento de diversas culturas, levando à construção de um país inegavelmente miscigenado. Este trabalho aborda a temática da interpretação dos rótulos e preconceitos vivenciados pela criança negra, na construção de sua identidade no cotidiano escolar, de como a escola contribui com esta perpetuação e de possibilidades de um trabalho voltado para o combate ao preconceito racial. A relação estabelecida entre crianças brancas e negras nos espaços livres escolares pode acontecer de modo tenso, segregar e ou excluir a criança negra e o discurso “padrão” pode ser incorporado por algumas crianças de modo maciço, e então se reconhecer dentro dele: "feia, preta, fedorenta, cabelo duro", iniciando o processo de desvalorização de seus atributos individuais, podendo, assim, interferir na construção da sua identidade de sujeito. Dessa forma, compreende-se que a escola tanto pode ser um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito a partir do momento em que se propõe a realizar este trabalho. Através de análise de projeto sugerido e aplicado em uma escola pública de Nova Lima, procurou-se mostrar como o trabalho é possível, mesmo em uma realidade de pouca formação dos professores sobre a temática, mas onde a coordenação coloca este trabalho como necessário para se formar cidadãos conscientes na questão de sua identidade racial e educados para as relações raciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA efetivação da lei 10.639/2003 na sala de aula: apesar dos entraves, uma possibilidadept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

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